Covid-19: Há mais meio milhão de pessoas a ver televisão em Portugal

woman relaxing online on sofa reading some papers
[Fotografia: Istock]

O número de pessoas que viu televisão este mês disparou. Apesar de a declaração que obrigou ao confinamento em casa da maior parte dos portugueses ter sido emitido a meio do mês, 19 de março, a quantidade de portugueses que se sentou a assistir a conteúdos transmitidos no pequeno ecrã subiu em mais de meio milhão, mais precisamente de 505 mil pessoas.

Segundo dados da CAEM/GFK, à frente deste crescimento que leva a que março termine com quase ⅓ da população nacional (2 milhões e 999 mil pessoas), em média, a ver televisão diária está o Cabo. O conjunto dos canais que compõem os pacotes por subscrição viu a sua audiência média subir de 775 mil pessoas em fevereiro para 978 mil em março, num aumento de 203 mil espectadores em média, por dia.

A segunda maior subida foi a do capítulo ‘Outros’, categoria onde se integram as plataformas de distribuição de conteúdos como Netflix ou HBO – que não revelam resultados de consumos – ou utilizações da televisão para outros fins como, por exemplo, jogos ou DVDs. Neste grupo, o aumento médio foi de 97 mil pessoas, estando agora nos 339 mil espectadores médios diários.

No que diz respeito aos canais em sinal aberto, todos veem a sua quota de mercado (share) de março cair face a fevereiro, mas todos sobem na audiência média. Algo que se explica pela entrada de mais meio milhão de pessoas a ver televisão, e que agora se distribuem de outra forma.

A SIC cai no share, mas mantém liderança face à concorrência direta e cresce em audiência média em março, chegando aos 504 mil espectadores, mais 78 mil do que em fevereiro.

Segue-se-lhe a TVI, com uma subida de 49 mil, fechando este mês com uma média de 339 mil pessoas sintonizadas. A RTP2 mantém os dados (29 mil em fevereiro e março) e a RTP1 sobe dos 271 mil em fevereiro para 309 mil em março, vendo o seu auditório médio diário crescer em 39 mil espectadores.

Estas são as pessoas que veem televisão todos os dias de manhã