Covid-19: Não cumprir recomendações de saúde pode ser sinal de psicopatia

iStock-1040991478 (1)
[Fotografia: iStock]

Há uma ligação entre quem ignora as regras de prevenção contra a propagação do Coronavirus e a psicopatia. A revelação chega de uma síntese de um estudo de psicologia clínica que será publicado em breve na revista cientifica Social Psychology and Personality Science (que pode ler no original aqui) e que tem por base respostas online dadas por 502 adultos norte-americanos a perguntas sobre comportamento em tempo de pandemia.

Entre as formulações, a equipa de investigação coordenada pelo piscólogo clínico PavelBlagov, contam-se questões relacionadas com a conduta tomada em tempo de Covid-19, com especial incidência no número de vezes em que seguiram ou deixaram de cumprir as orientações e normas das organizações de saúde.

O mesmo inquérito perguntava se os entrevistados iriam manter os mesmos hábitos caso fossem diagnosticados com o vírus. Por fim, o teste incluía perguntas que visavam compreender os principais traços de personalidade inquiridos, a propensão para o risco, a consciência e a cooperação.

Ora, de acordo com a síntese já divulgada, os inquiridos que responderam às perguntas de personalidade com níveis mais baixos são os que têm maior propensão para seguir à risca às orientações e cumprir, entre outros, o distanciamento social.

Já os que obtiveram resultados mais elevados no teste de personalidade denunciam uma maior queda para o desrespeito das normas definidas. Numa descoberta que o psicólogo clínico considera ameaçadora para a saúde pública, os que ignoram as regras, em menor número de inquiridos, parecem testar de forma positiva para a maldade. O investigador refere que há alguma predisposição por parte destes em não cumprir as orientações com a plena consciência de que o estão a fazer.

Covid-19: Psicólogos com ‘site’com respostas sobre ‘stress’ e isolamento

Em declarações à revista PsyPost, Blagov afirma que sabia que as características da “chamada Tríade Negra – narcisismo, maquiavelismo e psicopatia -, bem como os traços incluídos na psicopatia, estavam ligados a comportamentos de risco e a problemas de saúde”. Por isso, encetou o estudo antecipando que “esperava que eles estivessem envolvidos em comportamentos de saúde durante a pandemia”.

Para o autor e psicólogo clínico, não há dúvida de que se pode estabelecer uma relação entre os traços de psicopatia e o desrespeito pelas normas indicadas nas políticas de saúde pública, nomeadamente no caso da pandemia.

Covid-19: Pais só começam a descomprimir pelas 21 horas