Covid-19: Pais só começam a descomprimir pelas 21 horas

Worried woman working at home and holding her crying little son
[Fotografia: Istock]

Teletrabalho, tarefas domésticas, aulas dos filhos. A lista de atribuições diárias de mães e pais aumentou sobejamente com o confinamento devido à pandemia do novo Coronavírus e não faltam queixas disso mesmo.

Segundo um estudo realizado junto de dois mil pais britânicos, os progenitores dizem só conseguir abrandar antes das 20.39 horas. É só por esta hora que dizem conseguir respirar de algum alívio.

Entre as tarefas mais citadas que estão, em tempo de quarentena, a atrasar este momento de descompressão contam-se a limpeza da cozinha, o cumprimento de deitar as crianças às horas certas e a elaboração de refeições.

O pico de stress ocorre, para a maioria dos entrevistados, antes do meio dia, pelas 11:54 horas.

Este mesmo estudo indica que um em cada seis entrevistados reportou usar o tempo livre para limpar ainda mais. Curioso é que esta tarefa surge como fator essencial para garantir, depois, o relaxamento para a maioria dos inquiridos, com oito em cada dez a referir que não conseguem descansar se a casa estiver desarrumada.

Uma tarefa que continua a ser marcadamente de género: 78% das entrevistadas, as mães, disseram que fazem a maior parte da limpeza em casa, enquanto apenas 35% dos homens cumprem essa necessidade.

A pesquisa, encomendada pela empresa de produtos agrícolas Plenty, refere que os pais estão a tentar colmatar esta nova realidade procurando novas estratégias e que passam por planear refeições (44%) e definir previamente, e para toda a semana seguinte, a roupa dos filhos (29%).

Mais de metade, 55%, refere as preocupações financeiras como o maior dilema, seguido pela limpeza (45%) e a insónia, com quatro em cada dez a reportar este estado em tempo de quarentena.

Mais de três em cada quatro (76%) progenitores afirmaram que se sentem verdadeiros malabaristas ao tentarem cumprir todas as tarefas diárias que têm agora adjudicadas. Já 86% considerou a vida atual um verdadeiro “acto de equilíbrio”.