Covid-19: pequenos passos para que sinta mais normalidade na vida

pexels-taryn-elliott-5182566(1)

Voltar à normalidade é a promessa mais feita em 2020, mas por vezes fica difícil acreditar de que tal será possível num futuro próximo. Ainda assim, não desespere, existem várias pequenas atitudes que a podem ajudar a sentir que a sua rotina voltou e, acima de tudo, é importante saber que é necessário que nos adaptemos à nova dinâmica.

O teletrabalho, o convívio com os amigos através de chamadas, a família que não se junta há meses… várias são as rotinas que tomávamos como garantidas e que agora nos vemos privadas delas. No entanto, o ser humano tem um poder incrível de adaptação e é fundamental que criemos “novas rotinas normais”, consoante o panorama atual.

Aliás, vários foram já os psicólogos que aconselharam que não façamos a nossa vida a pensar apenas “quando isto acabar”, mas sim “quando as coisas voltarem a abrir”. Em suma, temos de entender que o mundo mudou e que existem coisas que, efetivamente, não vão voltar. Assim sendo, é fundamental que, dentro das normas e cuidados necessários, tentemos olhar para este novo contexto e adaptar-nos a ele.

Se já vivíamos numa sociedade onde o stress imperava, agora esta realidade aumentou ainda mais. Isto porque com a Covid-19 estamos a lidar com uma ameaça invisível que faz com que o nosso cérebro esteja em constante alerta. Mas há algumas formas de sentir que a sua vida pode entrar nos eixos:

Faça a sua própria rotina

É importante adaptar-nos e criarmos uma nova rotina. Se, por exemplo, gosta de tomar banho pela manhã e já tinha essa rotina para ir trabalhar, então porque não continuar a manter essa dinâmica, mesmo ficando em casa? Se, por outro lado, prefere tomar banho na hora de almoço, porque não? E se estava habituada a andar bastante de transportes, porque não trocar o tempo depois do trabalho por um passeio curto e saudável? O importante é que crie uma rotina que funcione para si, que a faça sentir ligada ao seu passado e mantenha-se fiel à mesma. Até porque em momentos de grande stress, acabamos por nos agarrar aquilo que nos é familiar, sendo a rotina bom exemplo disso.

Segundo especialistas abordados pelo Huffpost, existem quatro principais pontos que devem fazer parte desta sua nova rotina: como e quando vai dormir, quais os horários de refeição, tirar um tempo para os seus movimentos e exercício e de que forma vai garantir o mínimo de socialização, de forma segura.

Conecte-se com atividades que fazem sentido

No primeiro confinamento, cozinhar e ver séries parecia o hobbie perfeito. Mas, a certa altura, muitas pessoas acabaram por se cansar disso. Para os especialista, é importante encontrar atividades com as quais se identificada mesmo e que possam fazer uma ligação com a sua rotina anterior. Por exemplo, trocar o horário em que estava a ir para casa de transportes por um bom passeio no quarteirão. Quando se conecta com atividades que lhe fazem sentido, o nosso sentido de recompensa é ativado e ficamos mais felizes.

Encontre formas criativas de manter contacto

Sabemos que os nossos amigos e família são cruciais na nossa vida, mas também sabemos que, principalmente numa altura em que Portugal volta a entrar em Estado de Emergência, é nosso dever cívico ficar por casa. Nesse sentido, é fundamental que arranje formas criativas de se encontrar com as pessoas que lhe são queridas, seja através de videochamadas com direito a música e jogos, quer cada um se encontrar e ficar dentro do carro… há várias formas de garantir que a socialização não é esquecida e se mantém em segurança.

Decore a casa consoante as celebrações

Seja com adereços de outono ou inverno ou, mais festivo ainda, com as típicas decorações de natal, decore a casa. Se já era seu hábito fazer este tipo de tarefa, pois então não se coíba de o fazer mesmo em tempos pandémicos. Isto fará com que sinta que a sua rotina habitual – e celebrações – não foram afetadas. Isto trará alguma sensação de normalidade e iremos construir memórias à mesma.