Covid-19: Portugal arrisca chegar aos mil novos casos por dia, diz Costa

Little kid drawing a coronavirus
[Fotografia: Istock]

O primeiro-ministro, António Costa, afirmou que Portugal está a acompanhar a tendência europeia de aumento de infetados com o novo coronavírus e que, se essa evolução se mantiver, poderá atingir os mil casos diários de covid-19 na próxima semana.

Esta posição foi transmitida esta sexta-feira, 18 de setembro, pelo chefe de Governo no final da reunião do gabinete de crise sobre a evolução da covid-19, em Portugal, em São Bento, que durou cerca de duas horas.

“A manter-se esta tendência, chegaremos aos mil casos por dia. Temos de travar esta tendência. Não podemos parar o país”, declarou em conferência de imprensa.

Segundo o Boletim Epidemiológico da Direção-Geral de Saúde, o país voltou a registar perto de 800 casos de novos infetados, número que já tinho sido atingido na véspera – o mais alto em cinco meses.

Assim, Portugal contabiliza esta sexta-feira mais seis mortos relacionados com a covid-19 e 780 novos casos de infeção com o novo coronavírus. Desde o início da pandemia, Portugal já registou 1.894 mortes e 67. 176 casos de infeção.

Segundo a DGS, os seis mortos foram registados na região de Lisboa e Vale do Tejo. Em vigilância estão 38.721, mais 917 do que na quinta-feira.

Esta é a única forma segura de guardar a máscara entre utilizações

CB com Lusa