Covid-19: Portugal supera os mil casos por dia pela terceira vez

saúde covid-19 pexels
[Fotografia: DR]

Portugal voltou, esta quinta-feira, 8 de outubro, a ultrapassar a barreira dos mil novos casos de infetados diários por Covid-19, afirmou o secretário de Estado Adjunto da Saúde. “Hoje ultrapassamos os mil casos. Temos de estar muito bem preparados para o que se possa aproximar”, disse António Lacerda Sales, numa cerimónia em Braga.

Só por duas vezes o número de casos ultrapassou o milhar: Em 10 de abril com 1.516 e em 31 de março com 1.035, de acordo com os dados da DGS.

Fonte da Direção Geral da Saúde, “o número exato [de casos] ainda está a ser contabilizado” e será divulgado ao início da tarde no boletim epidemiológico diário da DGS.

A barreira dos mil casos foi ultrapassada depois de nesta quarta-feira, 7 de outubro, já terem sido reportados 944 novos casos de infeção. Recorde-se que a 18 de setembro, o primeiro-ministro António Costa antecipava esta realidade para o território nacional.

A atravessar uma pandemia que ultrapassou recentemente a barreira mundial de um milhão de mortos provocados pelo novo Coronavírus e ainda sem vacina encontrada, a melhor proteção contra a doença continua a ser feita individualmente através de cuidados de higiene e desinfeção permanentes e o uso correto de máscaras. Recorde alguns conselhos e erros a evitar.

CB com Lusa