Covid-19: Pouca adesão à vacina dos 5 aos 11 anos leva Graça Freitas a fazer apelo a pais

graca freitas
[Fotografia: Gerardo Santos/Global Imagens]

Este fim de semana, 5 e 6 de fevereiro, vai estar aberta a vacinação pediátrica contra a covid-19 e para as crianças entre os cinco e os 11 anos. Dias que vão ser especialmente dedicados a esta faixa etária, mas que requerem marcação prévia.

Porém, a fraca adesão reportada pela diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, leva a mesma a apelar aos pais que façam esse pedido para imunização.

“Temos poucos milhares de crianças inscritas e queremos fazer aqui um apelo aos pais, educadores que ainda não vacinaram as crianças com a primeira dose que o façam”, afirmou a responsável em declarações à Rádio Renacença esta quinta-feira, 3 de fevereiro. Graça Freitas lembra que a vacinação inclui “crianças que não estejam a recuperar de covid-19”.

“Ainda estamos num período epidémico, ainda há muitos casos de doença entre as crianças e, comparando a gravidade da doença com os pouquíssimos efeitos secundários da vacina, vale a pena vacinar”, alertou ainda a diretora-Geral da Saúde.

Recorde-se que a 10 de janeiro e segundo dados avançados à data pela autoridade da Saúde, a DGS, pouco mais de 300 mil crianças naquela faixa etária tinham iniciado a vacinação contra a covid-19, correspondendo, então, a cerca de metade do universo elegível.

O processo que vai correr este fim de semana será também alargado para segundas doses da vacina, sendo que 95 mil crianças já foram inoculadas uma primeira vez. Em ambos casos, os responsáveis parentais estão a ser contactados por SMS.