Covid-19: Psicólogos com ‘site’com respostas sobre ‘stress’ e isolamento

A young mother talking to her toddler son inside in a bedroom.
[Fotografia: Istock]

A Ordem dos Psicólogos disponibilizou no seu ‘site’ um conjunto de documentos com diretrizes para responder a dúvidas sobre o surto de Covid-19, entre as quais, como lidar com o stress ou como gerir o isolamento.

Como orientar uma situação de isolamento de crianças ou seniores, como lidar com o ‘stress’ no surto, ou como ajudar as crianças a lidar com a situação são algumas das perguntas que têm resposta no ‘site’ da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Colo e xixi na cama podem indicar ansiedade

As crianças podem responder ao ‘stress’ do isolamento pedindo mais colo, sentirem-se mais ansiosas, agitadas ou mesmo zangadas, isolarem-se ou começarem a fazer xixi na cama e sempre que possível, os pais devem manter as rotinas e os horários habituais.

Os adultos devem reagir a estas atitudes com compreensão, carinho e atenção e sempre que possível criar condições para as crianças brincarem e relaxarem.

Em relação à forma de ajudar os idosos a lidar com o isolamento, a sugestão dos psicólogos passa por falarem com amigos e familiares porque isso reduz a ansiedade, a solidão ou o aborrecimento e ainda tomar a iniciativa de aprender a adaptar-se às novas tecnologias de comunicação por exemplo videochamadas.

Hábitos regulares e alimentação cuidada

A fase de isolamento será mais fácil de ser cumprido caso as pessoas se levantem à hora habitual, se vistam e façam uma alimentação equilibrada e a horas certas e pratiquem exercício físico em casa, por exemplo caminhar e levantarem várias vezes.

“Fale sobre a sua experiência e os seus sentimentos com familiares, amigos ou profissionais de Saúde (SNS24). Confie nas suas capacidades para lidar com situações adversas e recorra às estratégias que costumam resultar consigo noutras situações difíceis”, também está incluído nos conselhos dos psicólogos.

Estes e outros conselhos estão disponíveis guias e vídeos e também recomendações específicas sobre a pandemia pelo novo coronavírus.

O número de casos confirmados em Portugal de infeção pelo novo coronavírus subiu esta sexta-feira, 13 de março, para 112, mais 34 do que os contabilizados na quinta-feira, e os casos suspeitos duplicaram para 1.308.

Segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS), dos 1.308 casos suspeitos, 172 aguardam resultado laboratorial. Há ainda 5.674 contactos em vigilância pelas autoridades de saúde.