Covid-19: Quatro doenças preexistentes que levaram mais gente ao internamento

Hospital corridor and doctor as a blurred defocused background
[Fotografia: Istock]

O estudo foi feito nos Estados Unidos da América e aponta para as condições de saúde preexistentes que mais estão a levar doentes adultos covid-19 à ultima linha de tratamento: a hospitalização.

De acordo com o estudo publicado no Journal of the American Heart Association (e cuja síntese pode ser lida aqui, no original), a obesidade é a condição preexistente mais comum ao maior número de casos de internamento por covid-19, representando quase um terço do total (30,2%). Ou seja, três em cada dez indivíduos com covid-19 será também obeso.

Segue-se-lhe a hipertensão, com 26,2%, a diabetes Mellitus, com 20,5% e a insuficiência cardíaca, com 11,7%. O restante valor em falta e as doenças correspondentes não foi revelado.

Sobre a incidência com base no género, a análise refere “diferenças modestas” entre homens e mulheres.

O estudo conclui, por isso, que “uma proporção substancial das hospitalizações por covid-19, nos Estados Unidos da América, parece ser atribuível a condições cardiometabólicas”. Por isso, considera a equipa que “os resultados podem ajudar a informar estratégias de prevenção de saúde pública para reduzir os futuros encargos de saúde com a pandemia”.

Coordenada pelo cardiologista norte-americano Dariush Mozaffarian, a investigação inclui a análise de dados de perto de 907 mil hospitalizações nos Estados Unidos da América durante a pandemia. A equipa elaborou o modelo matemático que calculou os internamentos e os cruzou com as doenças preexistentes.