Covid-19: Recorde de óbitos, medidas ainda mais apertadas

saúde covid-19 pexels
[Fotografia: DR]

A semana começou com o maior número de óbitos desde a chegada da pandemia a Portugal, em março. Esta segunda-feira, 18 de janeiro, foram registadas 167 mortes por covid-19 com 6702 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Também esta segunda-feira, o número de concelhos em risco extremo devido ao número de casos de covid-19 quase triplicou nos primeiros 12 dias de janeiro, passando de 57 para 155, segundo a análise divulgada sobre a incidência cumulativa.

O conselho de ministros reuniu-se extraordinariamente este segunda e as medidas de recolhimento obrigatório foram ainda mais apertadas, com a proibição da venda ao postigo de bens do ramo não alimentar, de cafés e de qualquer bebida de proibição de permanência à porta dos cafés e restaurantes, mesmo com take Away. A restauração nos centros comerciais está vedada, bem como campanhas de saldos e liquidações que promovam a deslocação de pessoas.

Está proibida a deslocação entre concelhos, não está interdita em absoluto a deslocação em espaços públicos, mas sim a permanência, com o primeiro-ministro António Costa a pedir a autarcas que vedem frentes ribeirinhas e marítimas, bancos de jardim, parques infantis e até equipamentos como ténis ou paddle.

O governante vinca a obrigatoriedade do teletrabalho, com exceção de quem tem credencial, e afirma que as empresas com mais de 250 trabalhadores “deve entregar lista nominal à Autoridade do trabalho” em 48 horas.