Covid-19: Regras de confinamento apertam para 121 concelhos

saúde covid-19 pexels
[Fotografia: DR]

Após oito horas de Conselho de Ministros, o primeiro ministro Antonio Costa anunciou novas e mais restritivas medidas no combate à pandemia provocada pela Covid-19 e para um mês que antecipa como “muito duro”.
A partir de 4 de novembro, as regras voltam a apertar para concelhos que registem mais de 240 novos casos de Covid-19 por cem mil habitantes, nos últimos 14 dias.

São, para já, 121 concelhos, que representam cerca de 70% da população, refere o governante. Um mapa que pode ser consultada aqui.

Costa afirmou ter pedido audiência ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, para possibilidade de declaração de Estado de Emergência.

Para já, as medidas para estas regiões passam, tal como em Felgueiras, Paços de Ferreira e Lousada, pela reposição de dever cívico domiciliário, situação vivida, recorde-se, após estado de Emergência. ‘Claro que podemos sair para trabalhar, ir à escola, ir às compras, fazer exercicio nas imediações, passear animais de companhia’, afirma o governante.

O trabalho e horários em espelho ganham carácter obrigatório, haverá encerramentos de estabelecimentos comerciais até às 22 horas, restaurantes não podem ter grupos de mais de seis pessoas e passam a encerrar às 22.30 horas. As celebrações ficam restritas a cinco pessoas. Quanto ao teletrabalho, devera ser aplicado. Medidas elencadas por Antonio Costa na conferência após o Conselho de Ministros.

Linha Saude 24 vai passar declarações para os que estão em isolamento profilatico, Governante anunciou ainda a contratação de enfermeiros reformados e de mais 350 vagas.