Covid-19: Testes gratuitos por pessoa podem aumentar

pexels-rodnae-productions-6148902
[Fotografia: Rodnae/Pexels]

“O alargamento dos testes gratuitos será possível e equacionável e vamos estar a acompanhar a evolução”. A frase é da ministra da Saúde, Marta Temido, que avança que os detalhes dependerão de dados que cheguem “no início da semana que vem”.

Recorde-se que, atualmente, todos os cidadãos têm direito a quatro testes covid-19 gratuitos por mês.

Marta Temido [Fotografia: António Cotrim/Lusa]
Marta Temido [Fotografia: António Cotrim/Lusa]
Interpelada em diversos momentos sobre esta questão e durante a conferência de imprensa que teve lugar esta sexta-feira, 17 de setembro, a governante não se compromete com números e pede que sejam verificadas os cuidados de proteção.

Ainda em resposta aos jornalistas e após denúncia de que há escolas a pedir dados de vacinação de crianças contra a covid-19 – fase que vai ser aberta este fim de semana para quem tem 11 e dez anos -, Marta Temido diz desconhecer esses casos e garante que “não houve nenhuma indicação do Ministério, nem das Administrações regionais de Saúde para a recolha desses dados”.

“Prevemos agravamento”

A ministra da Saúde admite o “agravamento” do impacto da variante Ómicron do coronavírus SARS-CoV-2 sobre os serviços de saúde, ainda que os cuidados hospitalares tenham registado “níveis estáveis” nos últimos dados disponíveis.

“Prevemos um agravamento. (…) Estamos com uma utilização de serviços de saúde que começa a ressentir-se de uma procura mais intensa”, disse Marta Temido, em conferência de imprensa no Ministério da Saúde, adiantando que as administrações regionais de saúde já fizeram “38 acordos para encaminhamento de utentes covid e não covid” com outras unidades de cuidados hospitalares.

“Temos de estar preparados”, frisou, antecipando o “agravamento” do cenário, com “muito mais casos” da variante Ómicron em Portugal, “embora a maioria com menor gravidade”