Covid-19: Últimas pesquisas apontam para uma vacina no final de agosto

iStock-1205972800 (1)
[Fotografia: iStock]

Por todo o mundo, políticos, farmacêuticos e médicos têm oferecido perspetivas contraditórias sobre quando uma vacina contra o novo Coronavírus vai estar pronta. Apesar de na passada terça-feira a Rússia ter anunciado a primeira vacina, ainda falta validar um dos passos para a sua aprovação, o que pode levar muito tempo.

Mais de meia dúzia de indústrias farmacêuticas ao redor do mundo estão a conduzir testes clínicos avançados, cada um com dezenas de milhares de participantes, e vários esperam saber se as suas vacinas funcionam e são seguras até o final de 2020.

A informação mais otimista vem da empresa AstraZeneca Plc, que está a realizar um estudo na Grã-Bretanha que, segundo a empresa, poderá estar concluído já em agosto.

Anthony Fauci, o maior especialista em doenças infecciosas dos Estados Unidos da América, disse à Reuters que um teste da Moderna Inc pode produzir resultados decisivos em novembro ou dezembro.

No entanto, alguns especialistas duvidam que os testes, que devem estudar os possíveis efeitos colaterais em diferentes tipos de pessoas, possam ser concluídos tão rapidamente.

Peter Hotez, reitor da Escola Nacional de Medicina Tropical do Baylor College of Medicine, no Texas, disse ao site The Huffington Post que a colheita de dados suficientes para provar que uma vacina é segura para o mundo pode levar até meados de 2021.

Quando estarão as vacinas prontas?

Vários farmacêuticos estão a desenvolver a capacidade de produção para que possam começar a fazê-la assim que as vacinas forem aprovadas. Alguns esforços são apoiados por um programa do governo dos Estados Unidos da América denominado “Operação Warp Speed“.

Anthony Fauci disse à Reuters que espera que “dezenas de milhões” de doses estejam disponíveis no início de 2021 e que, até o final do ano, possam haver mais de mil milhões. Isto contrasta com a orientação mais otimista do presidente dos EUA, Donald Trump, que disse que uma vacina pode estar pronta antes das eleições presidenciais, a 3 de novembro.

Várias empresas, incluindo a Moderna Inc, AstraZeneca Plc e Pfizer Inc, dizem que cada uma espera fazer mais de mil milhões de doses no próximo ano. Isso pode significar vários mil milhões disponíveis até o final de 2021.

Quando pode levar a vacina?

Os primeiros suplementos deverão aparecer no final deste ano ou no início do próximo e, provavelmente, irão para os países ricos que são considerados pelos governos como tendo trabalhadores em indústrias essenciais ou que correm o maior risco de contrair o vírus.

Países como o Canadá, Japão, Grã-Bretanha e Estados Unidos da América já fecharam acordos que colocam os seus cidadãos em primeiro lugar na fila para as vacinas, à medida que se tornam amplamente disponíveis em 2021.

Quando é que o mundo será inoculado?

O tempo de espera pelas vacinas será maior para pessoas em países em desenvolvimento, que não têm acordos de fornecimento antecipado.”Estou preocupado que as vacinas da ‘Operação Warp Speed’ ​​não cheguem aos países em desenvolvimento tão cedo”, disse Peter Hotez.