Creche instala redes no espaço escolar para promover a leitura das crianças

pexels-leozenteno1291-14779433
[Fotografia: Pexels/Leo Zenteno]

Destina-se a crianças até aos cinco anos e o objetivo é sentá-las confortavelmente diante de um livro. Mesmo que ainda não saibam ler, trata-se de um espaço escolar onde os menores se podem reclinar e baloiçar a folhearem publicações recheadas de desenhos e imagens e para que aqueles possam começar a conviver com o universo da literatura e, mais importante, hábitos de leitura.

A experiência esta a ser levada a cabo na creche Viva Criança do Ceará, no Brasil, e o abrigo do projeto Redes do Saber, em São Gonçalo do Amarante. A instituição instalou redes de descanso, umas ao lado de outras, onde as crianças se deitam com um livro no colo e discutem umas com as outras o que estão a ver.

Os coordenadores do projeto creem que está proposta irá cimentar habilidades afetivas, sociais e cognitivas dos mais pequenos ainda antes de entrarem formalmente na escola.

Com ou sem redes e rede de apoio, veja também algumas dicas para potencial o gosto das crianças que conhece na leitura seguindo recomendações simples como escolher o livro adequado à idade do menor, criar hábitos de leitura, ler em conjunto, reservar em casa um cantinho da leitura, mostrar vários géneros literários compatíveis com a idade da criança e visitar livrarias, ajudando a escolher um livro para levar para casa.

Aproveite ainda o arranque do ano escolar para conseguir implementar novas regras e novos circuitos também nesta matéria.