Cremes ou óleos: saiba qual dos dois deve usar para hidratar a pele

Não é novidade que devemos cuidar da pele o ano inteiro. É fundamental aplicar diariamente um produto que mantenha os níveis de água e gordura necessários para hidratar a pele. Mas será que tem utilizado o produto certo?

Entre cremes hidratantes ou óleos, qual dos dois é mais eficaz para uma pele hidratada. Helena Ribeiro, professora da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, e João Maia e Silva, dermatologista coordenador do Centro de Dermatologia do Hospital CUF Descobertas e na Clínica CUF Alvalade, respondem no mesmo sentido.

Para Helena Ribeiro, responsável pela criação de diversos cremes portugueses, “é sempre preferível aplicar um creme”. O motivo? Apenas os cremes têm na sua componente água e óleo, necessários para a hidratação. Também João Maia e Silva defende que os cremes são a melhor opção. E acrescenta: “o creme isola a superfície da pele, o que faz com que a água não evapore”.

Contudo, como acrescenta ainda Maia e Silva, os óleos também têm vantagens. Se aplicar um óleo antes do final do duche, além de hidratar a pele, repõe a gordura que o sabonete retira quando a lavamos.

Com que frequência devemos aplicar o creme?

Ambos os profissionais ressalvam a importância de utilizar diariamente um creme gordo nos meses mais frios. O mesmo se aplica o ano inteiro para pessoas com peles secas ou com problemas de pele, como eczemas ou psoríase.

E já que falamos em frio, Maia e Silva recorda ainda uma outra função dos cremes, embora menos relevante. “Se for para locais com temperaturas baixas, o creme gordo também é essencial devido ao seu efeito de isolamento térmico”, recomenda.

Percorra a galeria acima para ver alguns cremes hidratantes selecionado pelo Delas.pt e que pode aplicar diariamente na pele.

[Imagem de destaque: Shutterstock]

Esfoliantes corporais: o segredo para uma pele mais jovem e hidratada

Canábis ao serviço da beleza e da cosmética