Crianças: Natação e vocabulário têm mais em comum do que imagina

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Estudo feito pela Universidade de Delaware, Estados Unidos da América, estabeleceu ligação entre a atividade física e a aprendizagem específica quando ainda se está na fase infantil. Os investigadores afirmam mesmo que o exercício pode ajudar no vocabulário.

A pesquisa envolveu 48 crianças com idades compreendidas entre os seis e os 12 anos. Estas aprenderam novas palavras quando começaram a praticar exercício físico.

O projeto consistia em ensinar palavras a 48 crianças. Na primeira fase, aprendiam o nome de novos objetos enquanto pintavam em livros de colorir, durante três minutos. Na segunda fase, o grupo foi divido em dois: 24 crianças aprenderam o nome de novos objetos enquanto praticavam natação e às restantes foi-lhes ensinado o nome de objetos novos enquanto praticavam crossfit, também durante três minutos.

As crianças que integraram o projeto da natação demonstraram uma maior capacidade de reconhecerem as palavras ensinadas durante o exercício do que quando estavam a colorir. Na experiência do crossfit os investigadores não identificaram a mesma diferença.

Segundo as conclusões do estudo, cuja síntese pode ler aqui no original), o exercício pode ser benéfico para aprender vocabulário, contudo nem todos os exercícios parecem ter os mesmo efeitos que a natação.