Crianças preferem perder um conflito a ganhá-lo de forma injusta

crianças_destaqueee

O senso comum leva-nos muitas vezes a acreditar que as crianças são seres ‘birrentos’ que gostam de ‘levar sempre a delas avante’ seja a que custo for. E, de um certo prisma, até pode ser verdade. Mas serão as crianças mais teimosas em obter uma vitória ou nós, os adultos? Um novo estudo vem dar resposta a esta questão.

Vejamos: imagine que está em conflito com um dos seus colegas de trabalho. Ambos estão a teimar para ter razão. Qual é o cenário mais provável de acontecer? Ambos tentarem ao máximo ‘levar a taça’ (mesmo que isso implique prejudicarem-se um ao outro) ou desistirem do conflito e preferirem a bondade de deixar o outro ‘vencer’? Para muitos, talvez seja a primeira opção, talvez porque nos tornámos muito orgulhosos e até competitivos. E, por norma, vemos aquele que “se curva” como sendo o fraco.

Mas as crianças veem o mundo com uns óculos e um chip um bocado diferentes do nosso. Um recente estudo publicado na Psychology Today vem afirmar que as crianças, de facto, valorizam a bondade sobre a vitória num conflito, se isso significar passar por cima do rival ou sujar menos limpo.

Numa recente experiência feita numa Universidade da Califórnia, analisou-se o pensamento das crianças tendo em conta quem eram os “vencedores” ou “perdedores” e quem eram o “vilões” e os “heróis”.
No primeiro cenário, mostrou-se às crianças dois bonecos que estavam frente e frente, sendo que um se desviou para que o outro passasse. As crianças preferiram escolher o “vencedor”, portanto, o boneco que passou e não o que se desviou. No entanto, quando lhes é apresentado o mesmo cenário, mas com um dos bonecos a derrubar o outro para passar, as crianças preferiram escolher o “perdedor” (que caiu) do que o vencedor (que empurrou).
Ganhar, sim, mas de forma limpa, parece ser a palavra de ordem (e uma inspiração para os mais velhos)
https://www.delas.pt/criancas-birrentas-ou-prodigio-quem-sofre-mais-com-a-exposicao/
https://www.delas.pt/vem-ai-o-primeiro-festival-de-nutricao-e-meditacao-para-criancas/