CR7 apela a peditório nacional pela luta contra o cancro. Saiba como se juntar a ele

EPA_ALI HAIDER
Georgina Rodriguez e Cristiano Ronaldo on Dubal [Fotografia: Ali haider/EPA]

O internacional português Cristiano Ronaldo volta a juntar-se à Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) para lançar o peditório nacional, que vai decorrer de 28 de outubro a 1 de novembro, no Continente e nos Açores e Madeira.

A participação voluntária implica inscrição prévia (que ode ser feita aqui) e CR7 apela a que todos “façam parte desta equipa”.

Esta iniciativa é, como se pode ler no comunicado enviado pela organização às redações, “a principal fonte de financiamento da instituição e importante elo de ligação na sua relação com a comunidade”. “A participação como voluntário é uma forma de ser útil, de forma indireta, aos doentes oncológicos e seus cuidadores, onde é possível criar laços com toda uma rede de cidadãos solidários e assim contribuir de forma positiva e ativa numa causa que toca toda a população”, refere a mesma nota.

A participação, que não define qualquer limite de idade, pode ser feita à medida da disponibilidade, podendo ocorrer durante os cinco dias ou apenas num período de algumas horas.

Recorde-se que “o cancro é a segunda causa de morte mais frequente em Portugal, com 50 mil novos casos em 2018. O cancro colorretal, da mama e da próstata são os tipos de cancro mais prevalentes”, vinca o comunicado da LPCC. De acordo com dados do Globocan 2020, o número de casos estimados de cancro em 2020 fixou-se nos 19 milhões a nível mundial (ambos os sexos, todos as idades), estimando-se que em 2040 atinja um total de 28,9 milhões de pessoas em todo o mundo.