Cristina, o que dizem os seus posts?

cristina
[Fotografia: Instagram]

Quarta-feira, 22 de julho, cinco dias depois do anúncio da transferência da SIC para a TVI, Cristina exibe o seu cartão de entrada na estação de Queluz de Baixo, numa story no Instagram.

O dedo esconde a palavra que lhe permite aceder às instalações, mas o estatuto que lhe abrirá a porta hoje não será – nem de longe, nem de perto – o mesmo a partir de 1 de setembro, data em que enceta as suas novas funções.

Mas o trabalho já começou e os primeiros reencontros tiveram direito a retratos e tudo: no caso com Pedro Teixeira. “De volta a casa, o meu irmão”, publicou Cristina.

https://www.instagram.com/p/CC8mFOchCSi/

Imparável, a diretora de Ficção e Entretenimento e futura acionista da Media Capital dá assim a entender que já está ao trabalho. Se esperássemos silêncio por parte da mulher do momento, a verdade é que estes últimos cinco dias têm sido pródigos em imagens e missivas colocadas pela apresentadora nas suas redes sociais, palco maior de Cristina, e sobretudo muito dirigidas ao seu público. Mas não só!

Há de tudo: Praia, mensagens à equipa, republicação de texto de quem acusa o País de não saber lidar com quem conquista o poder com trabalho, a nova mudança de cor de cabelo para responder um compromisso comercial que teve de ser adiado e até o pedido para o filho voltar a mudar de canal, agora de novo para a TVI. Tudo somado – e sem contar com as visualizações nas stories -, o rosto maior do pequeno ecrã nacional já conta com quase 685 mil e quinhentos corações e mais de 17 mil comentários na sua conta de Instagram. Contas feitas, salvaguarde-se, feitas esta quarta-feira de manhã.

Olhando para esta multiplicidade de mensagens publicadas nos primeiros dias após a notícia, agora em bastante número face à transferência que protagonizou em 2018, é caso para perguntar: ‘Afinal, Cristina, o que dizem os seus posts?’

Cristina Ferreira saiu da SIC na sexta-feira, 17 de julho, sem se despedir de quem a segue, mas voltou-se para as redes sociais para dizer aos seus espectadores para lhes deixar claro que “não há lugar a despedidas” e que, “olhando bem, não se diz adeus a algo que não acaba. Porque o coração é o mesmo. E o que se segue é só a continuação”, escreveu numa mensagem que pode ser lida na íntegra abaixo.

View this post on Instagram

Este post é para quem acompanhou o programa da Cristina desde o primeiro dia. Não é preciso contar a história porque ao longo de ano e meio ela mostrou-se ao público. Este projeto vivia em mim há anos. Porque a televisão que faço vive em mim desde sempre. Abri a porta milhares de vezes. Recebi todos da mesma maneira. Do primeiro ministro à história e vida que nunca tinha sido contada. Cada pessoa que ali esteve sentiu a energia daquela casa. A minha SIC foi aquela casa. Tenho milhares de fotos que ilustram o que ali vivemos, no plural porque sempre foi "nossa". Mas só esta podia estar aqui. Porque tem a minha gente. Os que desde o primeiro dia me deram a mão. Ninguém faz nada sozinho. Posso dizer que foram os escolhidos. E os escolhidos por mim nunca deixarão de ser meus. Eles sabem que estarão sempre comigo. Eles e mais ninguém. Devo a cada um , para o resto da vida, o amor que me deram. Fizemos acontecer. Foi melhor do que imaginamos. Porque desde o primeiro dia, do outro lado, estava VOCÊ. Sim, estas palavras são para o público que nos amou. Infelizmente, nestas situações, não há lugar a despedidas. Mas olhando bem não se diz adeus a algo que não acaba. Porque o coração é o mesmo. E o que se segue é só a continuação. ♥️ . . OBRIGADA

A post shared by Cristina Ferreira (@dailycristina) on

Justificações que chegaram um dia depois de Cristina lembrar que continuava “igual”.

https://www.instagram.com/p/CCxxqe7B51N/

Após a bomba mediática que abalou o país, a apresentadora começou a sua defesa com um hábito de sempre: o passeio matinal na praia a um sábado de manhã. Pouco tempo depois, publicava outra imagem onde se mostrava numa estreia pessoal: a ir ao banho de mar vestida.

Em agosto de 2018, logo após o anúncio da ida para a SIC, Cristina tinha escolhido uma imagem sua ainda em criança. “Tem 40 anos. Tirada pela minha mãe. Regista o momento em que comecei a andar… , escreveu, evocando os primeiros passos que são dados.

https://www.instagram.com/p/CC0RJ_thyX_/

Filha volta à casa-mãe, filho volta a pegar no comando

E se em 2018, a frase dita na apresentação da grelha de programas da SIC para setembro na qual pedia ao filho mudar de canal [para a SIC] chegava cerca de duas semanas após o anúncio da transferência, agora o intervalo foi bem mais curto.

Na terça-feira, 21 de julho, quatro dias depois da notícia, Cristina publicava uma story no Instagram onde repetia a graça, mas pedindo ao filho que voltasse a sintonizar na TVI.

E a palavra “filho” e “casa” ganhou reforçada dimensão no espaço mediático nacional: na justificação de Cristina para se mudar de uma casa para a outra, quer nas opções da SIC, que aplicaram a palavra ao programa que a sucedeu em antena, com João Baião, Diana Chaves e a ironia de uma “falsa” Cristina.

E de volta à “casa-mãe”, como afirmou no comunicado, a apresentadora voltou a reforçar esse conceito em mais um post evocativo, dois dias depois da notícia estalar.

Agora, era tempo de explicar os motivos: “Um dia alguém me disse que a casa mãe precisava de mim. Olhei e percebi que fazia lá falta. Era preciso reconstruir paredes que tinham caído. Ninguém gosta de ver a casa da mãe a cair. E a filha volta para trabalhar. Encontra muitos dos amigos de braços abertos, novos inquilinos e sorrisos no rosto. Aí, as saudades do lugar do sonho (onde deixo uma das memórias mais bonitas da minha vida), dão lugar ao entusiasmo de perceber que está tudo certo. De verdade”, escreveu na mensagem que pode ler na íntegra abaixo.

Cristina e a nova equipa de direção

Sem deixar nada por descobrir, Cristina Ferreira não perdeu tempo a explicar quem eram e continuariam a ser os seus. O primeiro post publicado logo após estalar a polémica, às 19.00 horas de sexta, foi mesmo para os dois homens que a têm acompanhado nesta jornada mediática entre Queluz de Baixo, Paço d’Arcos e, novamente, Queluz de Baixo: João Patrício, agora antigo realizador de Programa da Cristina, e também ex-diretor de produção do formato de day time, André Manso. “Juntos”, escreveu, simplesmente Cristina.

A apresentadora voltaria ao tema de forma mais alongada já na segunda-feira, 20 de julho, falando deles como os seus “dois diretores” e lembrou que há quem falte na fotografia, mas é apenas ocasional: Lurdes Guerreiro, antiga responsável da produtora Endemol. “Porque hoje foi um dia muito feliz. O meu olhar brilhante e a paixão pelo que será o futuro deve-se à companhia dos meus dois “diretores”. O que temos vivido ninguém saberá. O que vamos fazer será de todos. E eles, que nem gostam de fato, estavam mesmo bonitos”, partilhou a apresentadora.

https://www.instagram.com/p/CC4GyQkhgBu/

Sobre as funções que estes responsáveis irão integrar na futura direção de Ficção e Entretenimento sob a batuta de Cristina Ferreira, ainda é segredo. Mas como profundos conhecedores que são dos bastidores da produção e máquina televisiva, todas as informações verificadas pelo Delas.pt apontam no sentido de virem a ser os executivos e os responsáveis diretos pelos muitos horários do canal.

2018: Lady Di, Russia, livro de inglês e luta contra a violência doméstica

Nos mais de quatro meses que esteve longe da televisão em 2018, entre o anúncio da transferência – em agosto – e a estreia no extraordinariamente bem sucedido Programa da Cristina, a 7 de janeiro de 2019, a apresentadora não sossegou um minuto.

As mensagens que fazia chegar ao seu público via Instagram mostravam encontros com os novos patrões, os projetos paralelos e idas ao ginásio.

Aliás, em pouco menos de quatro meses, Cristina mexeu com a opinião pública, quando “se comparou” a Lady Di, na entrevista que deu à SIC, foi à Rússia e aos Estados Unidos da América, passando por Itália, Edimburgo, Cambridge e França. Fez-se à passerelle do Portugal Fashion e foi uma das convidadas para a inauguração de uma loja de mobiliário e decoração. Lançou um livro e uma bolsa para estudantes. Ainda se destacou na luta contra a violência doméstica. Tal como em 2020, há dois anos a apresentadora mexeu com a Bolsa de Valores de Lisboa.

Os quatro meses loucos de Cristina Ferreira