Cristina Ferreira estreou-se na SIC, viu e venceu as manhãs de forma categórica. A nova contratação da SIC conseguiu uma média de mais de meio milhão de pessoas (542 mil e 500 pessoas) no novo O Programa da Cristina, deixando bem longe a dupla de Você na TV!, na TVI. De acordo com os dados provisórios de audiências da Markdata, Manuel Luís Goucha e Maria Cerqueira Gomes ficaram-se por uma média de 353 mil e 600 pessoas – o valor mais baixo desde a estreia a 2 de janeiro – durante as mais de três horas de emissão e combate direto. Na guerra de audiências dos programas matutinos, a Praça da Alegria, na RTP1, quebrou para as 108 mil e 600 pessoas.
E no que diz respeito a gravações – indivíduos que viram os programas durante o dia, mas não em direto – a apresentadora de Carnaxide também liderou. Ferreira somou mais cerca de 110 mil pessoas ao auditório de mais meio milhão. Na TVI, Goucha e Cerqueira Gomes viram as contas aumentar em mais 19 mil espetadores, aqueles que puxaram atrás na box da TV.
Mais: o novo rosto da SIC não só ganhou nas manhãs, como ainda deu uma vitória à TVI, no Apanha Se Puderes. A verdade é que Queluz de Baixo ainda emite o concurso apresentado por Cristina Ferreira ao final da tarde, mesmo depois de ela já ter saído da estação em setembro de 2018. Contas feitas, a apresentadora foi vista, ao final da tarde, por 637 mil pessoas, batendo as novelas da SIC (as repetições das tramas brasileiras Avenida Brasil e Gabriela) e Portugal em Direto, da RTP1.
Cristina chegou às dez da manhã e ‘tirou’ duas mil pessoas a Goucha
De volta às manhãs, quando as luzes do estúdio da SIC se acenderam e Cristina Ferreira surgiu no pequeno ecrã, às 10.13 horas, já Você na TV! levava quase meia hora de emissão e, naquele minuto, o programa da TVI teve uma queda de quase dois mil espectadores (para os 210 mil e 500), que logo recuperou. No mesmo minuto, a nova aposta de Carnaxide contava com 261 mil e 600 pessoas sintonizadas. Já começava a batalha das audiências à frente, portanto.
Recorde-se que o primeiro embate entre ambos, que teve lugar a 14 de dezembro, foi ganho por Goucha e companhia. Na altura, a promessa da antestreia de Cristina Ferreira na SIC e as novidades que a TVI prometia para o formato transitório de O Monte do Manel tiveram guerra acesa, mas com a vitória para Queluz de Baixo.
Marido de Goucha e Fátima Lopes de roupão vencem Cristina de rolos e pijama
Lágrimas de Vieira e doença de Roberto Leal foram picos de audiência
Olhando ao detalhe para as três horas de emissão, do lado de Cristina Ferreira, na SIC, houve um relato de uma mãe que perdeu um filho, uma análise ao assassinato de Carlos Castro (que teve lugar há oito anos), a entrevista e as lágrimas do presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, e um telefonema de boa sorte feito pelo presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. E, claro, como a própria revelou, “o bidé mítico”.
Já da parte de Manuel Luís Goucha e Maria Cerqueira Gomes, na TVI, houve estreia antes da hora, uma receita de bacalhau, uma história de mudança de imagem e perda de peso, houve debate sobre castração química de pedófilos e Roberto Leal, numa primeira conversa do cantor sobre a luta contra o cancro. Momentos dos dois programas partilhados pelos próprios apresentadores e que pode ver na galeria acima.
Os picos de audiência de ambos formatos aconteceram durante relatos emocionados dos protagonistas convidados. As lágrimas e a recordação emotiva do pai por parte de Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, foram vistas por 790 mil pessoas (às 12.38 horas), continuando a subir até aos mais de 900 mil indivíduos (pelas 12.55 horas). Do lado da TVI, a entrevista ao cantor Roberto Leal teve um pico máximo de auditório às 12.35 horas, com mais de 589 mil pessoas sintonizadas.
De relevar que a batalha das manhãs, muito disputada, está longe de estar fechada. A ansiada estreia de Cristina Ferreira deu à SIC resultados históricos, mas a luta agora vai continuar a ser feita dia-a-dia num auditório que é caracteristicamente muito fiel. Ora, se Cristina continuar a ganhar, ela estará a bater um império com 12 anos de vitória nas mãos da TVI e que a própria ajudou a construir.
Goucha a descer desde a estreia, mas muito à frente na corrida… até ontem
Quando Manuel Luís Goucha e Maria Gomes Cerqueira se estrearam no novo Você na TV, a 2 de janeiro, a média (dados do total dia) obtida durante as três horas de emissão também foi impressionante: mais de meio milhão de pessoas (523.800 indivíduos) acompanharam o arranque da nova dupla das manhãs na TVI. Números que deixaram a anos-luz a concorrência (Alô Portugal, na SIC, registou 171.600 pessoas e Praça da Alegria, na RTP1, obteve 136.800).
Porém, desde a estreia do novo formato do Manel e da Maria que os resultados da dupla têm vindo a descer. Do primeiro para o segundo dia, Goucha e Cerqueira Gomes perderam quase 100 mil espetadores.
E se a curiosidade inicial e o fim do fator surpresa podem explicar o decréscimo, certo é que a dupla das manhãs da TVI conseguiu ainda assim segurar, na segunda emissão, valores surpreendentes para o histórico do horário, registando uma média de 429 mil e 700 pessoas. A polémica em torno do convite ao líder da extrema-direita Mário Machado e a pergunta ‘Portugal Precisa de um Salazar?’, a par da entrevista ao cantor Paco Bandeira, em muito contribuíram para aquela média de relevo registada na segunda emissão já que redundaram em picos de audiência.
TV: programas da manhã estão a alimentar o regresso ao Estado Novo?
Na sexta-feira, 4 de janeiro, e no olho do furacão devido ao polemico convidado, o programa da manhã de Queluz de Baixo voltou a perder, agora uma média de 35 mil pessoas, fixando-se nos 394 mil e 600 espectadores. No entanto, Goucha e Maria fizeram mais do que a concorrência somada: Alô Portugal com 182 mil pessoas e a Praça da Alegria com 143 mil).
Cristina Ferreira entrou na SIC a fazer um resultado histórico
A dois dias de entrar em direto na SIC, Cristina Ferreira e Daniel Oliveira, diretor-geral de Entretenimento, conseguiram um resultado histórico. A entrevista ao magazine Alta Definição, de sábado, 5 de janeiro, foi acompanhada por mais de um milhão e 110 mil pessoas.
Estes resultados, segundo dados do total dia da Markdata, empurraram um formato que foi exibido às 14.00 horas para o primeiro lugar da tabela dos programas mais vistos do dia, suplantando os que foram exibidos em horário nobre, tradicionalmente com maior volume de auditório disponível para ver televisão.
Imagem de destaque: Facebook