Cristina, Sara Sampaio, Maria Miguel e as 25 mulheres nomeadas aos Globos

cristina ferreira 3

Cristina Ferreira estreia-se na apresentação da gala de entrega de prémios nacional e surge como uma das nomeadas para personalidade do ano na área do entretenimento. O rosto das manhãs da SIC, agora em Paço d’Arcos, Lisboa, vai estar a solo em palco, mas vai medir forças pela estatueta dourada ao lado de nomes como Daniela Ruah, Diana Chaves, Filomena Cautela e Vasco Palmeirim.

A lista das 75 nomeações aos prémios que serão entregues em setembro, com a habitual transmissão na antena da SIC, foi divulgada esta quarta-feira, 24 de julho, e conta com 28 mulheres indicadas. Para lá das categorias específicas por género nos segmentos de teatro e cinema, os prémios mistos contam quase sempre com mulheres nomeadas, à exceção do humor.

No desporto, a atleta Inês Henriques disputa o Globo como Cristiano Ronaldo, o canoísta Fernando Pimenta, o motociclista Miguel Oliveira e o atleta Nélson Évora. Na personalidade do ano para digital, Cristina Fonseca, da empresa de capital de risco Indico Capital Partners, e Mariana Cabral, a Bumba na Fofinha, medem forças com José Neves, da Farfetch, Luís Rodrigues, de Insónias em Carvão, e Paulo Rosado, da empresa unicórnio portuguesa OutSystems.

Na moda, Sara Sampaio e Maria Miguel estão lado a lado com Gonçalo Peixoto, o estilista Luís Carvalho e a dupla de designers Marques’Almeida. Ana Leal, da TVI, disputa o título de personalidade do ano para o jornalismo com os rostos da SIC Conceição Lino e Miriam Alves e os da RTP: a diretora de Informação Maria Flor Pedroso e o jornalista Jacinto Godinho.

No que à música diz respeito, as fadistas Carminho e Gisela João e Carolina Deslandes estão nomeadas a par de Conan Osíris e Capitão Fausto para personalidades do ano. Deslandes repete nomeação para melhor música com A Vida Toda. Nesta categoria estão também os temas Tempestade, de Márcia, Quem Me Dera, de Mariza, Amor, A Nossa Vida dos Capitão Fausto e A Dança de Tiago Nacarato. A fadista Mariza vê o seu nome repetido nas atuações ao vivo do ano e apresenta-se como a única mulher nomeada nesta categoria a par de Agir, António Zambujo, Miguel Araújo e Tiago Bettencourt.

Abaixo veja a lista de nomeados nas categorias de cinema e teatro.

Melhor atriz de cinema

Ana Padrão, em Cabaret Maxime
Beatriz Batarda, em Colo
Inês Castel-Branco, em Snu
Isabel Ruth, em Raiva
Victoria Guerra, em Aparição

Melhor ator de cinema

António Mortágua, em Ramiro
Carloto Cotta, em Diamantino
Francisco Froes, em Parque Mayer
Hugo Bentes, em Raiva
Igor Regalla, em Gabriel

Melhor Filme

Cabaret Maxime, Bruno de Almeida
Diamantino, Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt
Parque Mayer, António-Pedro Vasconcellos
Raiva, Sérgio Tréfaut
Ramiro, Manuel Mozos

Melhor atriz de Teatro

Bárbara Branco, em As You Like It – Como Vos Aprouver
Beatriz Batarda, em Teatro
Luíza Cruz, em A Criada Zerlina
Maria Duarte, em Frei Luís de Sousa
Natália Luíza, em Carmen

Melhor ator de Teatro

João Vicente, em Sweet Home Europa
Miguel Guilherme, em A Verdade e A Mentira
Miguel Loureiro, em Timão de Atenas
Nuno Lopes, em Actores
Paulo Pinto, em Tio Vânia

Melhor Peça/Espetáculo

À Volta do Mar, no Meio do Inferno, Maria do Céu Guerra
Credores, Paulo Pinto
O Mundo é Redondo, António Pires
Provisional Fugures, Great Yarmouth, Marco Martins
Tio Vânia, Bruno Bravo

Imagem de destaque: DR

Dieta: o que é e o que faz o cortisol de que se queixa Cristina?