Maria João Bastos: “A Marlene traz o foco porque os malandros dispersam-se muito”

antestreia-crnica-dos-bons-malandros--imprensa_50641794047_o
Fotografia: Divulgação RTP

Depois do livro de Mário Zambujal e do filme homónimo, a RTP1 adaptou para série a Crónica dos Bons Malandros, que retrata o famoso assalto à coleção de joias Lalique da Fundação Calouste Gulbenkian por um grupo de ladrões amadores.

Com realização de Jorge Paixão da Costa, Maria João Bastos dá vida a Marlene, uma personagem divertida, ágil e perspicaz. “Sou a Marlene do Renato (Marco Delgado), que é o líder do grupo, mas bem assessorado por ela. Estão juntos desde crianças, fugiram do circo e começaram unidos nesta vida de malandragem”, conta Maria João Bastos.

“Ela tem influência na estratégia do assalto à Gulbenkian, como também em relação a todo o grupo, ela traz o foco, porque os malandros dispersam-se muito”, acrescenta a atriz, entre sorrisos.

Para Maria João Bastos “todas as personagens estão construídas com várias dimensões, o que faz com que sejam muito ricas, cada uma à sua maneira”. A atriz elogia, de seguida, o autor e o realizador. “Temos um génio a escrever, o Mário Zambujal, com uma matéria riquíssima para trabalhar-mos e o comandante do barco o Jorge Paixão da Costa que nos desafiou constantemente a superar-nos nas cenas”.

A Marlene viu o filme, mas só depois de preparar a personagem: “Vi o filme depois de ter preparado a minha personagem para não me influenciar, mas percebi que era uma linguagem diferente, mas adorei ver o filme!”.

Crónica dos Bons Malandros acabou por ver a produção ser adiada, devido à pandemia, mas o projeto acabou mesmo por acontecer. “É preocupante ver projetos adiados, porque há equipas inteiras que precisam de trabalhar, mas destaco que esta produção nunca desistiu e acabámos mesmo por estrear a série”.

A série conta também com a participação de atores como Marco Delgado, Rui Unas, Manuel Marques, José Raposo ou Joana Pais Brito. O Delas.pt falou com a primeira, que dá vida à divertida Marlene.

Durante o confinamento, Maria João Bastos aproveitou para ter mais tempo para a vida pessoal. “Vivi o período com tranquilidade, porque sou otimista e vamos conseguir superar a pandemia. Aproveitei o tempo para fazer muita coisa, trabalhei em projetos, estudei, li, vi imensos filmes e tentei que isto me trouxesse alguma coisa positiva”, remata a intérprete de Marlene.