Cruz Vermelha e The Body Shop contra a violência doméstica

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[Fotografia: Istock]

Tendo em conta a prevalência da violência doméstica em tempos de pandemia, em que vítimas se viram forçadas a conviver com os agressores, a marca de produtos de beleza The Body Shop e a Cruz Vermelha associam-se para combater este crime público.

Com a campanha ‘Estar Isolada ≠ Estar Sozinha’ pretende “sensibilizar, direcionar a sociedade para a ação e mudança cultural”, lê-se no comunicado enviado às redações.

Uma iniciativa que vai decorrer em três fases. Num primeiro momento, esta ação pretende “consciencializar as pessoas sobre o problema, fornecer informação que ajude tanto pessoas que estão em risco como pessoas que suspeitem de casos de violência doméstica”, refere a mesma nota à comunicação social.

Num segundo período da campanha, foi enviada uma carta global “para os governos, governantes, legisladores e presidentes de todo o mundo para apoiar a ONU a dar prioridade às mulheres que sofrem de violência doméstica neste momento”. No fim, prossegue a mesma informação, vão ser realizadas “ações de doação destinadas a apoiar centros de acolhimento para mulheres que a Cruz Vermelha tem em Portugal”.

Recorde-se que, no período da pandemia, foram registados quase 16 mil atendimentos (15.919), estando agora uma média de 4.500 atendimentos desde a última quinzena de maio. “Os pedidos de ajuda cresceram sobretudo nas vias telefónicas e digitais. A linha de apoio da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, o email e o número de SMS criado especificamente para o contexto da Pandemia e que o Governo pretende manter receberam 727 contactos entre 19 de março e 15 de junho, um aumento de 180% face ao primeiro trimestre de 2019”, refere a mesma nota, citando dados da Cruz Vermelha.