Cuecas e fatos de banho menstruais. Cuidados e diferenças entre ambos

Easy care Biquinis Menstruais 1
[Fotografia: Divulgação]

A diversidade de oferta de produtos de higiene íntima mais sustentáveis é cada vez maior e a adesão por parte das mulheres também. Para lá dos copos menstruais e dos pensos reutilizáveis, as cuecas made in Portugal já são realidade, bem como os fatos de banho.

A marca portuguesa de cuecas menstruais Easy Care prometeu trazer a moda de banho preparada para todos os dias e todos os fluxos e, num segundo ano, a responsável Adriana Neto traça agora distinções. Sim, porque cuecas menstruais e fatos de banho ou biquinis preparados para o efeito requerem cuidados distintos por serem usados em contextos diferentes, garantindo a segurança e o conforto, fatores essenciais durante a menstruação.

“A principal diferença entre as cuecas e os biquínis menstruais é que os segundos são compostos por tecidos que permitem a sua utilização dentro de água, ao contrário das cuecas menstruais”, começa por realçar a responsável ao Delas.pt. Por estarem sujeitos a realidades distintas, “a sua utilização também difere no número de horas indicadas, assim como o tipo de fluxo face às cuecas menstruais”, distingue Adriana Neto.

Adriana Neto, fundadora da marca de cuecas menstruais Easy Care [Fotografia: DR]
Adriana Neto, fundadora da marca de cuecas menstruais Easy Care [Fotografia: DR]
A criadora da marca avança até com intervalos médios horários de uso para um e para outro produto, ressalvando que cada mulher deve acautelar consoante o período que tem. “As cuecas menstruais podem ser utilizadas entre oito e dez horas para fluxos leves, seis a oito horas para moderados e quatro a seis para os dias mais intensos”, como explica Adriana Neto.

Já nos biquinis e fatos de banho menstruais, estes “são indicados para os dias de fluxo leve, podendo ser também utilizados em dias de fluxo moderado a intenso em complemento com outros produtos internos”. Em qualquer das intensidades, o uso da roupa de banho não deve ultrapassar as seis horas de forma a garantir a segurança e a evitar fugas menstruais.

Quanto aos cuidados a ter com os produtos após utilização, Adriana Neto indica que, “na lavagem, ambos produtos devem ser passados por água fria”.