Cuidado: os sacos de compras reutilizáveis podem estar a deixá-la doente

Sacos compras reutilizáveis

Recorrer a sacos de compras reutilizáveis sempre que vai ao supermercado é a melhor forma de poupar uns trocos e ajudar o ambiente. No entanto, se não lavar estes sacos regularmente corre o risco de vir a ter doenças graves, transmitidas pelos alimentos.

links_Dieta

O alerta para os efeitos que estes objetos podem ter na saúde humana foi dado pela Agência de Normas Alimentares do Reino Unido que, ao ler as conclusões de um estudo liderado por investigadores das universidades do Arizona e de Loma Linda, ambas nos EUA, verificou que os sacos reutilizáveis da maioria das pessoas estão carregados de bactérias.


Leia também os efeitos nefastos das bactérias que estão instaladas na sua mala


Para esta investigação em concreto foram analisados, aleatoriamente, os sacos reutilizáveis dos clientes de uma mercearia norte-americana. Os cientistas descobriram que quase metade dos sacos continham coliforme, uma bactéria indicadora de contaminação, e 12% tinham escherichia coli, uma outra bactéria que normalmente se encontra nos organismos de sangue quente.

Nunca deixe carne no carro

Se depois de ir ao supermercado comprar carne a deixa no carro durante algumas horas, então deve parar, imediatamente, de fazê-lo. Os investigadores deste mesmo estudo, citado pelo site de alimentação Delish, sublinharam que, ao ficar na viatura durante duas horas, a carne ganha bactérias que os consumidores nem sempre conseguem detetar.

A melhor solução para evitar problemas de saúde é ir para casa logo após fazer as compras e lavar os sacos reutilizáveis depois de cada utilização. De acordo com o estudo, ao serem lavados, quer seja à máquina ou à mão, os sacos perdem praticamente por completo todas as bactérias.

Imagem de destaque: Shutterstock