Cuidadores informais voltam às ruas para reivindicarem estatuto

Este sábado, 19 de maio, os cuidadores informais – pessoas que têm ou tiveram familiares dependentes a cargo – vão manifestar-se em Lisboa.

Links_CuidadoresO protesto está marcado para as 14h30, a começar na Praça da Figueira e a terminar no Terreiro do Paço, e pretende reivindicar a criação de um estatuto para estes cidadãos que, diariamente, asseguram o acompanhamento de pessoas próximas e que vivem na sombra de um sistema que nem sempre os apoia.

“É uma causa de toda a gente. É uma causa de democracia e dignidade“, escrevem os organizadores na sua página de Facebook, apelando à participação. Esta é mais uma iniciativa que surge mais de ano e meio depois de a petição pela criação do Estatuto do Criador ter dado entrada na Assembleia da República. Apesar de ter sido já debatida no Parlamento, ainda não houve qualquer luz verde sobre a matéria até ao momento.

Recorde-se que estes cidadãos com familiares a cargo – mulheres na sua grande maioria – reclamam um estatuto com caráter jurídico e uma das reivindicações passa pela atribuição de uma pensão de sobrevivência: Isto porque acabam, muitas vezes, por perder rendimentos e mesmo o trabalho enquanto cuidam de um familiar.


Portugal: país que cuida pior dos idosos e com “piores condições” para o fazer

Releia os testemunhos de duas mulheres que, a sós, trataram dos maridos dependentes. Duras, as realidades de Deolinda Rodrigues e de Anabela Lima


A petição, que reuniu mais de 14 mil subscritores, reclama uma redução de 50% do horário de trabalho sem redução salarial, benefícios fiscais e uma rede de cuidados continuados.

São ainda pedidos especialistas que possam ser designados para o apoio de, estima-se, mais de 800 mil cidadãos e cujo trabalho está avaliado em quatro mil milhões de euros por ano, ou seja, um valor quase equivalente ao que os portugueses pagaram pelo Banco Espírito Santo. Mas por ano! Na galeria recorde algumas das medidas que já existem noutros territórios europeus e no mundo.

 

Imagem de destaque: Shutterstock

https://www.delas.pt/portugal-cuidadores-informais-poupam-ao-estado-82-milhoes-de…