Cuidados a ter quando adota um animal: doenças e prevenção

iStock-1087763026caegato
[Fotografia: Istock]

Não basta levar um animal para casa. Adotar um implica responsabilidades, mas também inúmeros cuidados quer com os próprios bichos, quer com o que eles podem trazer e transmitir aos humanos. E quanto mais exóticos, maior o risco.

Numa altura em que o coronavírus se transformou numa epidemia mundial, tendo alegadamente origem num vírus inicialmente transmitido entre animais e humanos num mercado de animais selvagens na cidade chinesa de Wuhan, é tempo de ouvir especialistas e tirar dúvidas, desfazer mitos e perceber que riscos é que existem e como os evitar.

Ao Delas.pt, o médico veterinário Thierry Correia responde a estas e outras questões relativamente à adoção de animais, cuidados e doenças a prevenir. Declarações concedidas à margem do PET Festival que está a decorrer na FIL, em Lisboa, até este domingo, 2 de fevereiro.

Leia abaixo a entrevista:

Quais são as doenças que os animais de estimação nos podem transmitir?

A raiva é provavelmente a doença zoonótica (nome dado às doenças infecciosas dos animais transmissíveis ao ser humano) mais conhecida, sendo transmitida ao ser humano pelo contacto com a saliva do animal contaminado, através de mordeduras, lambidelas em feridas ou arranhões. A toxoplasmose, provocada por uma substância presente nas fezes do gato, também é bastante conhecida, mas geralmente inócua para o humano, exceto no caso das grávidas e pessoas com problemas imunitários.

Existem sinais de alarme em matéria de doenças e que devemos ter em atenção antes de adotar um animal?

Tendo em conta que há vários tipos de doenças que podem ser transmitidas ao homem, é difícil definir um padrão de sinais clínicos. Há que recordar que existem doenças transmitidas pelos animais e que por vezes eles podem não apresentar sinais de doença. O recomendado é observar se há alterações de comportamento no animal de estimação, alterações de apetite (ex: anorexia), alterações das dejeções (urina e fezes). Qualquer sinal de anormalidade é motivo para consultar o médico veterinário assistente.

Que cuidados essenciais devemos ter para que os animais estejam saudáveis, e nós também?

O primeiro passo para ter um animal saudável e garantir a segurança de toda a família, é levar o animal de estimação ao médico veterinário mal decidimos acolhê-lo. Seja um gato ou um cão, e independentemente se estamos a falar do primeiro ano de vida ou de um animal mais velho, a primeira consulta é crucial para que o animal seja examinado e para que seja feito um check up completo, com vacinas e desparasitação. Esta primeira visita também é essencial para o esclarecimento de dúvidas e para recolher aconselhamento de nutrição, educação e saúde, que são fundamentais para garantir que, enquanto tutor, está preparado para dar ao seu animal de estimação os cuidados de que necessita.

E depois da primeira consulta?

É essencial manter as visitas regulares ao médico veterinário – de, pelo menos, uma vez por ano, duas no caso de animais sénior – para que sejam realizadas as vacinas anuais, continuadas as desparasitações e sejam realizados check ups e exames de rotina de forma a detetar o mais precocemente possíveis problemas de saúde que o animal possa vir a desenvolver.

Quais os critérios essenciais a ter em conta quando se adota um animal?

Antes de acolher um animal de estimação em casa e na família e ser um tutor responsável é preciso, antes de mais, recolher informação sobre as especificidades do animal que vai acolher, sobre o que precisa de preparar para a sua chegada e aconselhar-se junto do médico veterinário para saber quais os cuidados de saúde e alimentação que lhe deve proporcionar. Isto, para além de ponderar outros aspetos importantes, como o seu estilo de vida e rotina, de forma a perceber o tempo que tem disponível (para passear, brincar, educar e prestar cuidados de saúde), ou analisar a sua disponibilidade financeira, uma vez que a decisão de acolher um animal de estimação implica que tenha o espaço, tempo e disponibilidade emocional e financeira necessários. Nunca deve ser uma decisão tomada de ânimo leve.

Sente que existe uma maior procura por animais de estimação? Se sim, há mais procura por animais exóticos ou outros que não apenas o cão e o gato?

A tendência é haver mais animais de estimação nas famílias portuguesas, mas sem dúvida que os gatos são muito procurados atualmente, devido à sua capacidade de adaptação à vida urbana e à sua maior independência e conveniência em relação aos cães.

Existem cuidados especiais que devemos ter com os nossos animais, por exemplo, durante o inverno?

No inverno é importante manter a casa com uma temperatura agradável para os seus animais, bem como manter mantas e caminhas quentinhas para que possam manter-se agasalhados, pois apesar do pelo, os gatos e os cães também sentem frio. No caso dos cães, se chova quando vão passear na rua, é importante secar-lhes muito bem o pelo e especialmente as orelhas, quando regressarem a casa.