Cuidados e regras a cumprir mesmo depois receber a vacina contra a covid-19

comportamentos vacina covid-19 saúde
[Fotografia: Unsplash]

Estar vacinado contra a covid-19 é o anseio da grande maioria da população nacional e internacional. Por cá, a administração de vacinas – envolta em polémica – já entrou na segunda fase. E antes de ser alargada a todos em geral, para lá de março, saiba que há cuidados e recomendações a cumprir mesmo depois na inoculação.

Esclareça já algumas dúvidas de como proceder após levar a vacina. Podem existir alguns efeitos secundários como a sensação de peso e dor no braço, dores de cabeça ou generalizadas, cansaço e sintomas gripais.

Pode voltar às atividades normais? O governo britânico esclarece que sim. Se a pessoa se sentir bem depois da injeção pode retomar o seu quotidiano de forma normal, estando atenta ao surgimento de qualquer sintoma.

Já no que diz respeito ao distanciamento social, que tem sido tão aconselhado durante a pandemia, continua a ser uma prioridade mesmo depois de ser vacinada, assim como a utilização de máscara e cumprimento das restantes normas de higiene.

“É muito importante que as pessoas fiquem atentas, mesmo que tenham recebido a primeira vacinação”, afirmou Janet Lord, diretora do Instituto de Inflamação e Envelhecimento da Universidade de Birmingham, à BBC Radio 4.

Mesmo com a vacina, aplicada em duas doses, os especialistas não têm a certeza se a dosagem será suficiente para combater o coronavírus por completo. Contudo, reduz o risco de contágio.