Cuidados extra a ter com os animais de estimação em dias quentes

Os dias quentes e as altas temperaturas fazem redobrar os cuidados a ter com os animais de estimação. O primeiro de todos – ainda que também sirva para outras alturas do ano – é não abandonar o seu animal quando for de férias, no meio do nada, sob um sol escaldante. A desumanização do ato explica-se por si. Ressalvas à parte, é importante ter presente que os animais de estimação, sobretudo cães e gatos, têm uma forma de arrefecer diferente dos seres humanos.

Enquanto estes conseguem, através da transpiração libertada por várias zonas do corpo, baixar a sua temperatura corporal, os primeiros não têm essa capacidade.

Dado que só transpiram pelas almofadas das patas, os cães e os gatos usam o trato respiratório (o arfar ou respirar mais rápido) para tentarem refrescar-se ou procuram locais mais frescos, o que os pode levar a entrar em stress e desidratação com alguma rapidez.

Para ajudá-los a lidar com as temperaturas mais altas e protegê-los do calor, veterinários e especialistas de marcas de produtos para animais, como a Royal Canin, deixam alguns conselhos que os donos devem seguir. Veja quais na fotogaleria, em cima.

AT

7 dicas para poupar com o seu animal de estimação