Cursos de moda, têxteis e vitrinismo grátis este verão, no Porto

Tailor at work on sewing machine
[Fotografia: Istock]

Já não há muito tempo para as inscrições porque os cursos começam já a 14 de junho e estendem-se a 10 de setembro. Mas se o objetivo é começar a dar os primeiros passos na área da moda e da conceção de coleções, dos têxteis e materiais e mesmo do vitrinismo, o centro de formação portuense Modatex está a organizar três módulos certificados de 150 horas cada um.

A formação é presencial, destinada a maiores de 18 anos e para quem tem, pelo menos, o nono ano de escolaridade, não havendo limite de idades ou exclusão para quem tem habilitações literárias mais elevadas, consoante a área de formação. Até ao momento não foram revelados ao Delas.pt qual o corpo docente que dará os cursos, que são gratuitos para os participantes e preveem ainda o pagamento de subsídios de refeição.

Enquadrados no projeto 1st Steps (primeiros passos, em tradução literal), pretende-se “desmistificar profissões da Indústria Têxtil e Vestuário de forma a satisfazer a curiosidade e esclarecer sobre as exigências e requisitos de uma determinada função”, lê-se no comunicado. “A abordagem de conteúdos teóricos e práticos permite que os formandos conheçam e experienciem, de forma abreviada, o campo de atuação da carreira profissional pretendida. Os cursos facultam”, prossegue.

Por fim, a mesma nota refere que “a metodologia, os critérios de avaliação e a certificação variam consoante o curso escolhido”.