Da cidadania à menopausa. Catarina e Júlia estreiam podcasts

Catarina e Júlia
Catarina Furtado e Júlia Pinheiro [Fotografia: Montagem DR e Matheus Koelho]

A apresentadora da RTP Catarina Furtado sentou frente a frente professores e alunos no podcast que se entrou na quinta-feira, 7 de novembro, com o nome Ponto de Luz. Esta sexta, 8, o rosto das tardes da SIC vai apontar os holofotes à menopausa, no videocast Menos Pausa.

E se a primeira quer debater, a cada episódio, um tema de cidadania, igualdade e direitos humanos, a segunda quer tirar do silêncio um tema que atinge todas as mulheres e trazer mais informação sobre esta fase da vida.

No conteúdo levado a cabo pela anfitriã dos domingos à noite da estação pública, presidente e fundadora da ONGD Corações Com Coroa e Embaixadora da Boa Vontade do Fundo das Nações Unidas para a População, “cada episódio [são seis ao todo] apresenta uma conversa entre um aluno e um professor que não se conhecem, oriundos de diferentes zonas do país que, com liberdade e autenticidade, espelham a realidade das escolas e o seu papel na formação de cidadãos com conhecimento dos seus direitos e dos seus deveres, preparados para os desafios de um mundo em transformação”, refere o comunicado. A mesma nota especifica a intenção de “promover um debate responsável, informativo e construtivo entre adolescentes, geração muito penalizada pela pandemia de COVID-19, e professores, cuja profissão está sempre debaixo de fogo”, e em e em temas como “a cidadania, igualdade de género, violências, discriminação, racismo, saúde mental, populismos, desinformação, educação sexual, consentimento, orientação sexual, idadismo, incapacidades, inclusão, sustentabilidade, redes sociais e liberdade de expressão”.

Ponto de Luz, homenagem à cantora Sara Tavares, conta ainda com celebridades que, a cada episódio respondem à pergunta O que gostavas que te tivessem dito na escola?. Os testemunhos vão ser os de Daniela Ruah, Carlão, Marisa Liz, Tânia Graça, Dino d’Santiago e Paulo Azevedo.

Júlia Pinheiro também vai contar com participação de mulheres famosas em Menos Pausa. Elas são, aliás, o epicentro desta conversa. Para tal, e em episódios que podem ser vistos YouTube, vai escutar as experiências de rostos como: Fátima Lopes, Manuela Moura Guedes, Teresa Guilherme ou Fernanda Serrano. “As oito convidadas, todas elas mulheres de sucesso e vozes influentes, abordarão em diálogos autênticos e enriquecedores, as questões relacionadas com a saúde, o bem-estar e as mudanças que acompanham este período da vida feminina”, refere o comunicado enviado às redações sobre um conteúdo que quer “promover uma discussão mais honesta e informada” da menopausa.

Para a apresentadora das tardes da estação de Paço d’Arcos, “é urgente falar sobre um tema que não é exclusivo da mulher”. “A menopausa da mulher afeta os homens, a família, a comunidade. Falemos então daquilo que nos assusta, preocupa, aproxima. Falemos, abertamente, deste colapso mental e físico que nos consome e que se chama menopausa. Falar é informar. Falar ajuda a enfrentar esta transformação”, refere o rosto da SIC. Ela própria que teve uma experiência difícil e que classificou, recentemente, de “afundanço”. “Cada episódio inclui uma parte composta por dez perguntas de resposta rápida, que valem na totalidade 500 euros. O valor doado, pela Médis, destina-se a uma entidade solidária selecionada pela própria convidada”, avança a mesma plataforma em comunicado.