Da excentricidade à elegância, recorde mais de 50 looks de Lady Gaga

O mundo não estava preparado para o aparecimento de uma personalidade tão diferente como ela, mas felizmente soube recebê-la e apreciar a sua originalidade. Falamos de Stefani Joanne Angelina Germanotta, mais conhecida como Lady Gaga, nome artístico da persona que criou para a representar profissionalmente. No dia em que chega a Portugal o filme Assim Nasce Uma Estrela que assinala a sua estreia no cinema, quisemos recordar alguns dos seus looks, tanto os mais intrigantes como os que adorávamos recriar.

Desde 2015, a excentricidade da indumentária da cantora e atriz tem sido frequentemente substituída por escolhas mais clássicas. Depois de ter surgido nos Globos de Ouro em 2015, com um vestido preto e um penteado a fazer lembrar uma versão moderna e elegante da incontornável Marilyn Monroe (estilo que voltou a replicar em outros eventos), Gaga começou a libertar-se mais da sua imagem disruptiva e passou a ser uma das mais elegantes nas passadeiras vermelhas.

Pode haver quem considere que esta mudança desvirtua a sua essência, mas essa é uma conceção pouco justa: mesmo que não surja com um vestido feito de carne ou com outra peça igualmente complexa, continua a destacar-se. A sua originalidade e inteligência em utilizar a sua imagem para transmitir mensagens continuam presentes, embora agora surja vestida de forma mais “comum”.

Fora dos eventos, a cantora tem um estilo bem mais descontraído e é comum encontrá-la a utilizar peças em ganga, especialmente calções e calças, e t-shirts de bandas ou crop tops. Este lado mais rockeiro de Gaga é visível também na utilização de casacos de cabedal, botas e botins pretos, acessórios com tachas ou no próprio padrão animal, mais concretamente o estampado de leopardo que, embora seja agora uma das tendências, é geralmente associado ao estilo musical mais rebelde.

Mas a cantora também tem uma faceta mais sofisticada, embora com um toque de originalidade sempre presente. É que também não é menos comum encontrá-la a utilizar vestidos com cortes clássicos, conjuntos de partes de cima e saias que queremos adaptar já para o nosso armário, ou outros coordenados dentro de um estilo mais formal.

O filme, com estreia marcada para esta quinta-feira, 11 de outubro, foi realizado pelo também ator e neste caso coprotagonista Bradley Cooper, e é a quarta vez que este clássico é adaptado ao grande ecrã. Nele, terá oportunidade de ver Lady Gaga com um visual mais clean e natural do que nunca.

Percorra a galeria acima para relembrar alguns dos looks mais polémicos de Lady Gaga, mas também para se inspirar no seu estilo no dia-a-dia.

Agenda da rentrée: tudo o que não pode perder até final do ano

O desfile de looks dos American Music Awards