Subir

Estrela de ‘Star Wars’ desabafa sobre luta contra endometriose

Daisy Ridley tem 24 anos

“Aos 15 anos, fui diagnosticada com endometriose. Uma laparoscopia, muitas consultas e oito anos depois, a dor voltou (e mais feroz!) e a minha pele estava um caos”. Foi desta forma que Daisy Ridley, protagonista do êxito de bilheteiras ‘Star Wars: O Despertar da Força’, revelou aos seus fãs o problema de saúde com que se debate desde a adolescência. A atriz de 24 anos publicou uma fotografia no Instagram, com um sorriso e uma máscara facial, para acompanhar a história.


Leia também os artigos:
Quando ter dores menstruais é sinal de doença
Endometriose: “Estarei doida? Serei fraca? Serei mariquinhas?”


“Tentei de tudo: produtos, antibióticos (mais produtos, mais antibióticos) e tudo o que fiz foi deixar o meu corpo numa bagunça. Por fim, descobri que tenho ovários policísticos e que é por isso que se tornou tão mau”, continuou Daisy. Diz ela que “odeia” usar maquilhagem mas que, devido à doença, não se sente à vontade para sair de casa sem ela. Consequência? A sua autoconfiança ficou “em farrapos”.

No entanto, a atriz quis tranquilizar os seus seguidores, garantindo que já fez alguns progressos, “com ajuda de uma dermatologista e ao cortar nos laticínios e no açúcar”. “O que eu quero dizer é o seguinte: se estiverem a sofrer com alguma coisa, vão a um médico; paguem a um especialista; testem as vossas hormonas; façam testes de alergias; mantenham-se sob controlo daquilo que o vosso corpo está a sentir e não se preocupem em parecer hipocondríacos. Só temos um corpo”, concluiu.

Fotografia publicada pela atriz no Instagram

Fotografia publicada pela atriz no Instagram

Mais de 224 mil ‘gosto’ já surgiram na publicação de Ridley, que também ultrapassou, até ao momento, os cinco mil comentários. “É maravilhoso que tenhas partilhado a tua história. Esperemos que jovens raparigas, e até mulheres que tenham filhos, percebam que não estão sozinhas e vão ao médico”, alertou uma internauta. Várias mulheres aproveitaram ainda o desabafo da atriz para falar sobre a sua própria luta. “Acabei de descobrir que tenho síndrome dos ovários policísticos e é difícil. Há dias bons e outros verdadeiramente horríveis. Estou feliz que tenhas assumido e publicado esta mensagem positiva”, escreveu uma delas.

A estrela da ‘Star Wars’ é a mais recente figura de Hollywood a falar publicamente sobre a sua batalha contra a endometriose. A criadora da série ‘Girls’, Lena Dunham, relatou a sua experiência num post do blogue feminista que criou, ‘Lenny Letter’, em novembro passado. “Eu escolheria ser mulher a qualquer dia, de qualquer forma, em qualquer altura. Ser mulher é a melhor coisa que alguma vez me aconteceu. Mas também desejo um futuro em que a dor de raparigas adolescentes seja investigada, levada a sério tal como uma perna partida”, destacou Dunham, no parágrafo final da sua carta.

Carolina Morais / Fotografia: Reuters