Dar sangue: solidariedade que tem género

dar-sangue

Para dar sangue são precisos cumprir requisitos por parte de quem toma esta opção. E como os corpos não são iguais, é preciso lembrar que homens e mulheres não estão no mesmo patamar e devem, tendo em conta as suas especificidades, conhecer as limitações decorrentes do género.

Por isso, no Dia Nacional do Dador de Sangue, que se assinala esta segunda-feira, 27, fique a conhecer o que deve cumprir caso queira e possa ser solidária.

As mulheres devem respeitar um intervalo maior entre dois momentos de dávida, ou seja, 90 dias. Nos homens, esse tempo é menos dilatado, podendo fazê-lo de 60 em 60 dias. Ora, contas feitas e que podem ser consultadas no Instituto Português do Sangue, eles podem dar sangue quatro vezes num ano, mas elas apenas podem três.

Gravidez e amamentação: impedimentos temporários

Com a gravidez, as mulheres ficam impedidas temporariamente de dar sangue. Mas a especificidade não é apenas esta. A mulher não pode dar sangue até 90 dias após parto normal, 180 após cesariana e quando amamenta e se o parto ocorreu há menos de 12 meses.

Atenção às tatuagens e à maquilhagem definitiva: ambas requerem um intervalo de 12 meses entre a operação e o momento em que se senta para ajudar os outros.

A título geral, só é possível dar sangue 48 horas depois da toma da vacina contra a Gripe e sete dias após os desaparecimentos dos sintomas de uma constipação. Há depois doenças que requerem um período mais alargado de intervalo: para doenças sexualmente transmissíveis e malária é preciso aguardar 12 meses, para herpes labial ou genital, só está apto a dar sangue após desaparecimento total das lesões. É preciso aguardar seis meses após a cura do Herpes Zoster e quatro semanas após a toma da vacina contra a Febre Amarela. Quem contraiu a doença deve aguardar seis meses após recuperação completa (clínica e laboratorial).

Quem se submete à acunpuntura também deve ter cuidados especiais: Se for feita com material descartável, é importante aguardar 24 horas. Mas se for realizada com laser ou sementes, está-se automaticamente apto a dar sangue. Já se não houver informações sobre o material usado, então é importante esperar 24 meses. Já agora, esqueça o álcool. Mas se bebeu, deve aguardar 12 horas.


Quer dar sangue hoje, no Dia Nacional do Dador de Sangue?

Instituto Português de Sangue, em parceria com Cascais, vai ter um posto móvel estacionado nos Jardins do Casino Estoril, para recolha de sangue. Aberto das 9:00 às 13:00h e das 15:00 às 19:00h


Ir ao dentista também tem influência: Extração dentária ou tratamento de canal (sujeitos a verificação de medicação) requer uma espera de 7 dias. Uma cirurgia odontológica com anestesia geral obriga a um compasso de quatro semanas. Qualquer procedimento endoscópico como endoscopia digestiva alta, colonoscopia, e, entre outros, rinoscopia exige uma pausa de seis meses.

De acordo com a listagem constante no Instituto Português do Sangue, conheça as especificidades que são necessárias cumprir.

Requisitos básicos

  • Estar em boas condições de saúde.
  • Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, devem preencher formulário de autorização).
  • Pesar, no mínimo, 50 kg.
  • Estar descansado, ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.
  • Estar alimentado, evitando gorduras nas 4 horas que antecedem a doação.
  • Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

Impedimentos definitivos

  • Hepatite após os 11 anos de idade. Hepatite B ou C após ou antes dos 10 anos.
  • Evidência clínica ou laboratorial de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue como Hepatites B e C, SIDA (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas.
  • Uso de drogas ilícitas injetáveis.
  • Malária.

Imagem de destaque: Shutterstock