Figuras públicas apelam à solidariedade com Moçambique

Várias figuras públicas solidarizaram-se com a tragédia que está a afetar Moçambique, depois da passagem do ciclone Idai, que atingiu também o Maláui e o Zimbabué, provocando mais de 300 mortos, segundo balanços provisórios divulgados pelos respetivos governos, refere a agência Lusa.

Em Moçambique, o Presidente da República, Filipe Nyusi, anunciou na terça-feira que mais de 200 pessoas morreram e 350 mil “estão em situação de risco”, tendo decretado o estado de emergência nacional.

A Cruz Vermelha Internacional indicou na terça-feira que pelo menos 400 mil pessoas estão desalojadas na Beira (Moçambique) em consequência do ciclone, considerando tratar-se da “pior crise” do género no país. Há 30 portugueses desaparecidos nesta cidade, confirmou esta quarta-feira o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro.

No Zimbabué, as autoridades contabilizaram pelo menos 100 mortos e mais de 200 desaparecidos, enquanto no Malaui as únicas estimativas conhecidas apontam para pelo menos 56 mortos e 577 feridos.

A embaixada de Moçambique em Portugal lançou um apelo à solidariedade da comunidade moçambicana e dos portugueses, que várias figuras públicas têm repartilhado nas suas redes sociais, como pode ver na galeria, acima.

O jogo entre Sporting e Benfica para a Taça de Portugal também vai servir para ajudar o país, tendo os leões já começado a recolher produtos de ajuda humanitária, através da sua fundação. No dia do derby, marcado para 3 de abril, o objetivo é fazer mais uma recolha de alimentos para enviar para Moçambique.

Veja em baixo, algumas das organizações onde pode fazer o seu contributo para ajudar Moçambique: