De empregada de limpeza na universidade a bióloga, aos 56 anos

pexels-polina-zimmerman-3747474
[Fotografia: Pexels/Polina Zimmerman]

Trabalhava oito horas por dia como empregada de limpeza nos serviços gerais da universidade onde agora conclui formação em Biologia e sonha ser investigadora. Esta é a história de Maria Helena Rosa que, aos 50 anos, decidiu mudar de vida, recuperar sonho antigo e voltar a estudar.

Tudo começou em 2011, quando começou a sentir vontade de voltar a estudar. Anos depois, passou a integrar o programa de Educação e Jovens Adultos. Recuperou o tempo de estudo, formou-se nos Ensinos Fundamental e Médio sem nunca deixar de trabalhar. Fez exames de admissão à universidade e hoje está no terceiro ano de Biologia e numa das mais reputadas faculdades públicas de ciência brasileiras.

“Se eu dissesse que era leve, estaria a mentir, até porque não sou mais ‘jovem’. Mas também não posso falar que é algo stressante. Gosto muito do meu trabalho e estou a amar o curso que escolhi”, afirma citada pelo site brasileiro Terra. Horas de estudo que eram feitas à noite, nos 40 minutos de almoço e ao fim de semana.

O volume de trabalho era intenso.“Na época, eu trabalhava das 6.30 às 15.30 horas e, após o final do expediente, seguia para as aulas”, revelou a filha de agricultor e de uma dona de casa que teve de abandonar os estudos cedo para ajudar nas despesas da família.

Uma decisão que a levou a ajudar também a criar os irmãos mais novos e, mais tarde, os filhos: Wesley Rosa, 37 anos, engenheiro de Mecatrónica, e de Edilaine, 35, pedagoga. Agora, torna-se na primeira de oito irmãos a caminho de concluir o ensino superior.

Um esforço que começa a transportá-la para novas ambições. “Gosto muito da pesquisa, das aulas no laboratório e das atividades em grupo”, revela ao mesmo site. “Quero inspirar outras mulheres e pessoas que tiveram que abandonar os estudos quando jovens. (…) “Quero ver outras pessoas como eu na universidade. Mães, mulheres, pretas e que não tiveram a oportunidade de estudar na infância e adolescência”, revela a estudante universitária ao site.