De Grace Kelly a Emma Stone: os melhores vestidos dos Óscares

A 91ª edição dos Óscares é já este domingo, 24 de fevereiro. A curiosidade para saber quem serão os vencedores aumenta, assim como a ânsia de ver a passadeira vermelha – há quem já faça prognósticos sobre o tipo de vestido que Lady Gaga, nomeada pela primeira vez para os prémios da Academia, poderá levar.

É na passadeira do Teatro Dolby, em Los Angeles, que as personalidades de Hollywood desfilam vestidos majestosos que fazem lembrar princesas. Enquanto esperamos umas horas pela red carpet de 2019, recordamos os melhores vestidos dos Óscares até agora.

Não há registo dos vestidos da primeira cerimónia, que decorreu em 1929, nem das seguintes. Mas, se recuarmos no tempo até 1955, já podemos reviver a memória de Grace Kelly, que recebeu o prémio num vestido verde de Edith Head.

Se avançarmos umas décadas, apaixonamo-nos novamente pelo vestido branco e sensual de Elizabeth Hurley, em 1995. E pelo vestido cor-de-rosa, da autoria de Ralph Lauren, que transformou Gwyneth Paltrow numa princesa em 1999. E por falar em vestido de princesa, como esquecer o majestoso Dior de Jennifer Lawrence, em 2013? O incrível Prada, de Lupita Nyong’o, que apaixona pela sua simplicidade? Ou Alicia Vikander a fazer lembrar Bela, num Luis Vuitton amarelo em 2016?

Estes são apenas alguns exemplos dos vestidos mais marcantes desta cerimónia ao longo dos anos. Alguns deles alcançaram este estatuto pelo seu cariz sensual, pela originalidade da silhueta ou pelas cores e materiais. Outros tantos, por terem sido usados quando as atrizes ganharam a estatueta dourada.

Dos mais justos aos de princesa, veja na galeria acima os melhores vestidos dos Óscares dos últimos anos.

Nadine Labaki: “Não vejo a nomeação para o Óscar como uma vitória por ser mulher”

Histórias de mulheres nos favoritos aos Óscares