De Joana Vasconcelos a Cláudia Vieira: conheça as Barbies portuguesas de 2018

Foi esta quinta-feira, 11 de setembro, que os Barbie Awards homenagearam “dez mulheres incríveis que inspiram a nova geração de meninas”. O evento associado à famosa boneca Barbie, realizado na Casa do Presidente, em Lisboa, voltou a dar a conhecer exemplos de mulheres reais que vingaram nas mais diversas áreas, neste caso figuras bem conhecidas da nossa praça, como Joana Vasconcelos, Raquel Strada, ou Cláudia Vieira, que tiveram direito a uma edição muito especial.

Porque afinal, as bonecas com que legiões de crianças brincam desde 1959 também servem para falar de assuntos bem sérios, como a desigualdade entre géneros e os estereótipos de beleza – quem não se lembra de conviver com bonecas bem mais delgadas do que as atuais?

 

Barbie com novos corpos

Neste sentido, a organização do evento elaborou um pequeno inquérito a 480 pessoas que mostra como a questão da igualdade de oportunidades ainda é uma discussão em cima da mesa. Mais de 64% dos inquiridos afirmou, por exemplo, que não acredita que as mulheres e os homens tenham as mesmas oportunidades profissionais.

Artistas plásticas, fadistas, atrizes, bodyboarders ou cientistas, vale a pena conhecer e reconhecer as 10 mulheres inspiradoras que continuam a desafiar ideias feitas e a servir de exemplo.

Mas, afinal, quais foram as Barbies criadas este ano? Percorra a galeria de imagens e fique a conhecê-las.

Barbie está uma uma mulher nova: fuma e tem celulite

Frida Khalo e outras personagens históricas transformadas em barbies