De Shawn Mendes a Carolina Deslandes, dupla portuguesa cria videoclipes em língua gestual

dupla lingua gestual

As músicas de artistas internacionais como Shawn Mendes, Ed Sheeran e Beyoncé, Pink, Maroon 5 mas também portugueses, como Salvador Sobral, Carolina Deslandes, HMB ou Ana Moura podem ser agora entendidas e apreciadas pela comunidade de surdos. Rui Oliveira e Rafaela Silva, dois intérpretes de língua gestual portuguesa, criaram um projeto no Youtube que pretende levar a música a esta comunidade, calculada em mais de 100 mil pessoas, em Portugal. No canal, chamado Coimbra MusicSign, a dupla mistura a interpretação em língua gestual, com a dramatização das canções e coreografia.

Numa reportagem da Agência Lusa, a dupla de intérpretes explica que tudo começou como uma brincadeira, em 2015, os dois intérpretes de língua gestual portuguesa na Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC) decidiram gravar um vídeo em que interpretam “Atrevimento”, de Kataleya e Anselmo Ralph e a reação da comunidade surda não poderia ter sido melhor, conta à agência Lusa Rafaela Silva, também docente na ESEC.

“O vídeo foi muito partilhado nas redes sociais e as pessoas pediram mais, queriam mais músicas, porque os surdos também sentem a música. Aquilo a que não têm acesso é à letra”, sublinha.

a carregar vídeo

O tom e o sentido das músicas são dados pelo ritmo dos gestos e pela expressão corporal: uma balada pode apresentar gestos mais calmos e vagarosos, enquanto um ‘hit’ de verão pode ser traduzido movimentos mais rápidos ou aguerridos.

“Quando [a música] é mais calma, o gesto é um pouco mais amplificado, é aumentado no espaço ou prolongamos o movimento. Se for, por exemplo, rap, o gesto pode ser mais curto e muito mais rápido”, explica à Lusa Rui Oliveira, considerando que é no hip-hop que se encontram mais dificuldades em conseguir a interpretação.

Para além de o projeto pensar nos surdos, esta é também uma forma de “sensibilizar a comunidade ouvinte para a existência das pessoas surdas, da língua gestual e de todo este mundo”, realça Rafaela.

O Dia Nacional de Língua Gestual Portuguesa assinala-se esta quinta-feira, 15 de novembro, e a Porto Editora disponibilizou online o (único) Dicionário de Língua Gestual Portuguesa.

Alojado no site Infopédia ( www.infopedia.pt ), o dicionário reúne mais de 5300 entradas, acompanhadas de vídeo demonstrativo, e é de consulta fácil, podendo aceder-se através do telemóvel e de outros dispositivos móveis.

Delas com Lusa