Publicidade Continue a leitura a seguir

De vendedora da Zara a presidente do gigante têxtil Inditex. Eis Marta Ortega

[Fotografia: EPA/CABALAR]

Publicidade Continue a leitura a seguir

Quinze anos após ter sido vendedora numa das lojas da Zara, em Londres, Marta Ortega Perez chega ao topo da empresa de fast fashion e vai assumir, a 1 de abril de 2022, a presidência da gigante têxtil espanhola Inditex.

A nomeação foi comunicada esta terça-feira de manhã, 30 de novembro, à Comissão Nacional do Mercado de Valores espanhol. “O Conselho de Administração da Inditex, por iniciativa do seu presidente Pablo Isla e do seu fundador Amancio Ortega […] aprovou a nomeação de Marta Ortega Pérez como presidente do grupo”, lê-se no comunicado.

Marta Ortega nasceu em 10 de janeiro de 1984 da união entre Amancio Ortega e a sua segunda esposa, Flora Perez, tendo ocupado vários cargos no grupo desde 2007. Casada com o antigo manequim Carlos Torretta, o casal tem uma filha em comum, nascida em março de 2020. A futura presidente é também mãe de Amancio, fruto de uma relação anterior.

Marta Ortega com o marido Carlos Torretta [Fotografia: EPA/Victor Lerena]
O início foi há 15 anos, numa loja da Zara em King’s Road, em Londres, onde entrou como assistente de vendas. Numa rara entrevista ao jornal norte-americano Wall Street Journal, concedida em setembro, a herdeira do império criado pelo pai revelou que o trajeto não foi fácil. “Na primeira semana pensei que não ia sobreviver”, referiu.

Na última década e meia, Marta tem estado a gerir vários departamentos dentro da gigante Inditex, cujo quartel-general continua a estar na Corunha, onde a empresária tem trabalhado lado a lado com o pai, de 85 anos, e que agora de saída.

A herdeira, de 37 anos, sucede a Pablo Isla, que abandona assim um grupo que dirigiu durante 17 anos, primeiro como vice-presidente e presidente executivo desde 2005 e, a partir de 2011, como presidente, cargo no qual permanecerá até 31 de março de 2022.

Este responsável tem vindo a indicar que o trabalho de Marta na indústria de fast fashion se tornará evidente na próxima década e com um forte cunho virado para sustentabilidade. Os detalhes deste processo não foram, contudo, ainda revelados.

As ações da Inditex caíram mais de 4% no início da sessão desta terça-feira, 30 de novembro, na bolsa de valores de Madrid, depois de ser anunciada a nomeação de Marta Ortega.

Recorde-se que a Inditex, que é proprietária de oito marcas de pronto-a-vestir, incluindo Zara, Stradivarius, Bershka e Massimo Dutti, vai encerrar as lojas físicas Uterqüe em 2022, é o grupo líder mundial de roupa a retalho, à frente da H&M, da Suécia, estando presente nos cinco continentes com mais de 6.500 lojas nas zonas comerciais mais movimentadas do mundo.

Na nova comunicação pública e aos mercados, feita nesta terça-feira, 30 de novembro, o Conselho de Administração também nomeou Oscar García Maceiras, até agora secretário-geral do gigante têxtil, como presidente executivo (CEO) da empresa, sendo esta nomeação “com efeito imediato”.

Com estas alterações, que serão ratificadas na próxima assembleia de acionistas do grupo, é concluído o processo de rejuvenescimento da direção da empresa que teve início em 2011 com a substituição de Amancio Ortega como presidente da Inditex.

O grupo teve um lucro de 1.106 milhões de euros no seu exercício fiscal de 2020, um ano muito influenciado pela pandemia de covid-19 em que os resultados foram quase 70% menores do que o obtido um ano antes.

com Lusa