Anéis, malas e carteiras. O que revelam sobre quem as usa

anéis Unsplash
[Fotografia: Unsplash]

Mais do que o que se diz ou mesmo a forma como se diz, a comunicação é ainda feita com pequenos gestos e atitudes. Ainda assim, a mensagem total ainda se socorre de mais detalhes. Aliás, de todos, segundo o autor do livro Torne-se um Decifrador de Pessoas -Truques e Dicas para ler e influenciar pessoas (editora Manuscrito).

O comentador de televisão e coach de celebridades Alexandre Monteiro elenca, dos pés à cabeça, passando pelos acessórios, todos os significados que podem ser lidos em todos os detalhes gestuais humanos e reuniu-os neste livro.

Recursos, considera o autor, que permitem traçar com clareza o perfil de quem está diante de nós, mas também permite construir a mensagem que se pretende passar.

O Delas.pt reuniu algumas indicações constantes on livro e que dizem respeito ao uso de acessórios e o que isso mesmo revela de quem escolhe ter e como os usa. Veja-as abaixo

Os anéis: a cada dedo, um significado

Polegar: “Revela uma tendência para opiniões fortes e defendem-nas com mais intensidade. Tendem a ser mais cuidadoras, independentes e, geralmente gostam de traçar o seu próprio caminho. Não seguem modas. Rápidas a defender a sua individualidade e a invasão do espaço pessoal. Muita força de vontade”

Indicador: “É sinal de autoridade e desafio. Pessoas com tendência a serem mais dominantes, autoritárias e frontais. Gostam de mandar e fazer coisas à sua maneira. Pode ser usado como símbolo tribal, seja para demonstrar poder, reconhecimento ou pertença a um grupo ou classe. Boa autoestima, ambiciosas e por poder e dinheiro”

Médio: “Tendência para valorizarem a liberdade, despreocupadas com a opinião dos outros, divertidas. Arriscam mais e não gostam de pensar nas consequências. (…) Sentido de justiça e defensor de causas”

Anelar: “Pessoas mais emocionais e valorizam as ligações com as outras pessoas. São mais vaidosas e acreditam no seu poder de sedução, especialmente se o usarem na mão direita”

Mindinho: “Mais pensativas, introvertidas, passionais e explosivas. Vontade de autoafirmarem-se. Intuição artística e criativa”

Em todos: “Tendência a serem pessoas mais confusas e com maior necessidade de atenção

Os brincos: o tamanho conta

Pequenos: “Tendem a ser pragmáticas e focadas no mundo corporativo e empresarial. Demonstram confiança, charme e orgulho na sua aparência. Normalmente usados por mulheres em posições de poder ou que o ambicionam”

Grandes: “Quem os usa é normalmente mais vaidosa ou focada na aparência, é mais romântica”

As malas e as carteiras

Cores: “Quantas mais, mais a pessoa é emocional”. O contrário indica pragmatismo e profissionalismo

Grandes: “Pode ser mãe ou cuidadora para ter coisas para os filhos (…) Revela extroversão e vontade de ligação social. Se grande e cheia de coisas, revela pessoa mais de rotina e que gosta de antecipar”

Junto ao corpo: “Quanto mais perto está do corpo, mais insegura a pessoa está ou não confia no ambiente ou nas pessoas que ali se encontram. Se a pessoa agarra a mala junto ao corpo constantemente, mesmo em ambientes seguros, tende a ser falsa (…) Quando aperta a mala com o braço superior e o tronco indica ansiedade, tensão e dúvida, quanto mais próximo está o braço do tronco, maior os sentimentos de insegurança”

Mais distante: “Quanto mais longe, mais a pessoa está relaxada, o espaço entre a mala e a pessoa indica tranquilidade e que está a abrir espaço para entrarem mais pessoas (…) As mulheres que deixam a mala na mesa sem ficar ninguém a cuidar dela indicam um pai protetor ou uma irmã em modo de servir”