Delas.pt vai debater conciliação e exercício físico este sábado, no Health Fest

shutterstock_conciliação
[Fotografia: Shutterstock]

Vida laboral intensa, com horas extra, viagens e trabalho por turnos, a chegada de um ou mais filhos, os familiares a cargo… afinal, quanto tempo sobra para as mulheres e para os seus momentos consigo próprias e para o que mais gostam?

Esta é a primeira leitura que pode ser feita quando se olha para o tema reúne conciliação e vida desportiva no sexo feminino. Há, contudo, muito mais camadas a analisar e elas vão estar em destaque no debate promovido pelo Delas.pt, no âmbito da iniciativa Health Fest que decorre este fim-de-semana, 4 e 5 de maio, no LX Factory, em Lisboa (consulte o programa aqui).

Jaqueline Silva, professora universitária com vida profissional exigente, Sofia Almeida, mãe de três filhos e responsável pelo BeeWoman, um modelo de ginásio que quer incluir as mulheres, com as suas circunstâncias, nas modalidades desportivas, e Sofia Veiga, criadora do serviço desportivo ao domicílio Chama a Sofia, vão olhar para esta temática. No sábado, 4 de maio, às 13 horas, as especialistas vão falar de exercício, das causas da desistência e do instinto de superação.

Um olhar que não vai esquecer a flexibilização dos horários de trabalho – que tem sido tema político recorrente – ou as medidas de conciliação entre trabalho e vida familiar (para as mulheres que têm descendentes ou ascendentes a cargo) em análise e discussão quer na Assembleia da República, quer no Parlamento Europeu. Uma conversa que vai abordar também os orçamentos familiares disponíveis para a prática de exercício físico, bem como os receios, anseios das mulheres.

Imagem de destaque: Shutterstock

Conciliação familiar é uma das maiores preocupações dos trabalhadores

João Pimenta Lopes: “Se a diretiva for transposta, vai colidir com a assistência à família”