#delasfaz : Cuidado capilar que protege o cabelo e a natureza

Muitos são os produtos capilares, que utilizamos diariamente para conseguir um cabelo bonito, estão cheios de produtos químicos. E se fosse possível reduzir ao máximo estes elementos nocivos e conseguir uma cabeleira impressionante com produtos de origem natural? É isso que a gama Aura Botanica, da Kérastase, promete e nós fomos saber se é mesmo verdade.

Chegámos de cabelo semi-apanhado ao salão Patrick Cabeleireiros, estávamos num típico #badhairday e salvar o cabelo fino cheio de nós e eletricidade estática era um desafio que só podia ser superado por profissionais.

Como em todos os diagnóstico da marca também a experiência Aura Botanica se inicia com um diagnósticos capilar. Cidália Ferreira, responsável de educação Kérastase, estava pronta para desvendar todos os nossos segredos capilares, até os que nós não conhecíamos. Desamarrámos o cabelo, revelámos quais os cuidados diários e os problemas que tentamos contornar em casa.

O diagnóstico não podia ser mais certeiro: “Tem um couro cabeludo saudável e um cabelo também. Torna-se mais seco nas pontas, o que é normal, uma vez que é um cabelo encaracolado. Os caracóis dificultam que o óleo natural do cabelo desça, ficando as extremidades mais secas. Ao longo do dia possivelmente as raízes vão ganhando alguma oleosidade, não é? O stress, as hormonas, tudo contribui e pode fazer com que o cabelo não se comporte sempre da mesma maneira. Lavou quando? Ontem?”

Depois do diagnóstico os conselhos

Cidália recomendou usar o óleo essencial concentrado da Aura Botanica. Este produto deve ser aplicado antes da lavagem e apenas nas pontas. Ajuda a acabar com o aspeto ressequido e a manter o cabelo saudável, contribuindo para acabar com a eletricidade estática tão comum em cabelos encaracolados. Mas atenção: “Este óleo tem mesmo que ser retirado! Pode colocar-se à noite, para ficar a atuar, mas é necessário lavar o cabelo na manhã seguinte”, alertou Cidália. Na lavagem, a recomendação recaio para o novo shampo desta linha, que é indicado para cabelos secos, o Micelar Riche. Para finalizar utilizámos o Créme de Boucles, para ajudar a controlar e definir os caracóis, juntamente com o Eau de Vagues que dariam um toque natural de beach waves, dois produtos de styling que fazem parte dos novos produtos Aura Botanica.

Cuidar do cabelo passo a passo

Dadas as indicações começámos o protocolo, que se revelou uma hora de puro relaxamento. Primeiro foi colocado o óleo nas extremidades do cabelo, enquanto nos massajavam as mãos com o mesmo produto. Um cheiro relaxante e suave começou a sentir-se em nosso redor. Passámos à parte da lavagem, que se fez acompanhar de uma massagem relaxante no couro cabeludo.

O cabelo foi ganhando formas, permanecendo leve, solto e sem vestígios de frizz!

Já na cadeira, em frente ao espelho, continuámos dentro do espírito zen. O hairstylist Patrick veio pentear-nos e simpático revelou-nos alguns segredos: “Não utilizar o secador na temperatura máxima ajuda a evitar que o cabelo frizz, assim como deixar o cabelo um pouco molhado. A água ajuda a fazer peso, evitando que ele levante”.

Com o cabelo ainda húmido foi aplicado o Créme de Boucles e a Eau de Vagues, utilizando apenas as mãos para espalhar o produto. Depois com a ajuda do secador, o cabelo foi ganhando formas, permanecendo leve, solto e sem vestígios de frizz!

A sensação de relaxamento veio connosco quando nos despedimos de Parick e o cheiro durou até a lavagem seguinte, dois dias depois.

A linha Aura Botanica

Desenvolvida a partir de óleos essenciais naturais, a linha lançada em 2017, continua a crescer e tem agora mais quatro novos produtos capilares. Um champô micelar e três stylings para acabamentos diferentes. O Delas foi saber mais sobre eles e comprovar os resultados.

Começámos por saber que a linha Aura Botanica apresenta uma média de 96% de naturalidade, sendo feita à base de elementos naturais, sem sulfatos, parabenos e silicones. “A Kérastase posicionou-se, assim, como a primeira marca de luxo de hair care natural”, declarou ao Delas Adelaide Portela, chefe de produto do marketing Kérastase.

Em 2018, a gama ganha quatro novos produtos (veja na galeria de imagens acima): um champô micelar riche, indicado mais cabelos secos a muito secos e três produtos de styling – Créme de Boucles, para definir caracóis; Lait de Soie, para disciplinar os fios e Eua de Vagues, para um efeito beach waves (ondas de praia) que deve ser aplicado com o cabelo molhado. “O novo champô tem um índice de 96% de naturalidade, os três produtos de styling têm 99% e todos apresentam uma proteção térmica até 230ºC”, contou Adelaide Portela.

Estes juntam-se aos quatro produtos da gama que já existiam: um shampô micelar, um condicionador, um spray e um óleo concentrado. “Ao longo do ano percebemos que as consumidoras de produtos naturais têm cabelos diferentes e que procuram, muitas vezes, resultados diferentes. Daí a extensão de gama. Além disso, uma em cada duas mulheres procura, nos produtos de hair care, ingredientes naturais e ausência de sulfatos, parabenos e silicones”, explicou Adelaide.

Os três novos produtos de styling da gama Aura Botanica. [Imagem: Kérastase]

Os ingredientes chave de Aura Botanica

Tendo a natureza como fonte de matéria-prima, a gama Aura Botanica desenvolve produtos à base de óleo de argão de Marrocos, óleo de coco da Samoa, óleo de castanha e óleo de murumuru, ambos da Amazónia e açúcar do Paraguai.

O efeito beach waves é muitas vezes conseguido através do sal e a gama Aura Botanica não contém sulfatos. Então, aqui, o ingrediente principal é o açúcar do Paraguai. É através do açúcar que conseguimos as tais ondas. É um produto muito mais suave e evita que o cabelo resseque tão facilmente”, explicou Adelaide.

As várias matérias-primas são recolhidas por comunidades locais, respeitando o ecossistema. “Além disso, a Kérastase participa em vários programas da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), contribuindo para a proteção florestal na Amazónia. Em Samoa e Marrocos, tem ainda um programa de apoio às mulheres”.

Também a produção dos produtos e das embalagens têm em atenção o meio ambiente: “100% do plástico das embalagens dos champôs é reciclável e todos os produtos são produzidos numa fábrica com 0% de pegada de carbono, desde 2015”.

Percorra a galeria de imagens acima para ver os quatro novos produtos e para que serve cada um deles.

[Imagem de destaque: Shuttertsock]

#delasfaz : Tratamento de Lifting & Firmeza para o rosto

#delasfaz: um tratamento capilar inovador