#delasfaz : Uns óculos de sol personalizados

A FORA nasceu em 2014, é uma marca de óculos 100% portuguesa onde os modelos de óculos são infinitos. Como é que isto é possível? Tem tudo a ver com probabilidades, e estamos mesmo a falar das probabilidades matemáticas. Nesta marca pode escolher qualquer armação de óculos e conjugar com as lentes que quiser, criando assim um modelo personalizado.

Neste momento estão disponíveis 12 armações, cada uma disponível em várias cores, e mais de 40 lentes. Se for bom de contas, desafiamo-lo a atirar-se aos números e definir quantas combinações são possíveis. Nós como somos mais dadas às letras, vamos limitar-nos a contar-lhe a história da nossa personalização de uns óculos de sol.

A primeira coisa que tem de saber é que este serviço está apenas disponível na loja FORA da Rua da Misericórdia, em Lisboa. Além desta loja, a marca tem ainda uma Pop Up Store na Alvares Cabral, a loja online, e prepara-se para abrir mais um espaço na R. da Prata, mas essa é uma notícia que fica guardada para 2019.

Os óculos escuros que personalizámos na FORA.

Eram quase 10:30h da manhã quando entramos neste espaço de ótica 100% nacional, se não contarmos com as lentes da Zeiss que são alemãs. Do lado direito uma parede repleta de armações de acetato, onde as cores inesperadas nos prenderam imediatamente o olhar. Mas a escolha não se fica por aqui, basta um toque para as gavetas mais perto do chão se abrirem com mais umas dezenas de opções. Redondos, quadrados, olhos de gato, grandes e pequenos, experimentámos vários pares até que tivemos de pedir ajuda para decidir. Optámos por uns clássicos olhos de gato cor de rosa claro com acabamento mate.

Respirámos de alívio. “O mais difícil já está”, pensámos, mas enganámo-nos, o mais difícil chegou a seguir: a escolha das lentes. Imagine o seguinte cenário: 40 lentes de sol com cores que passam pelo roxo, rosa, azul, lilás, amarelo e verde. A isto acresça as opções nos mesmo tons mas em degradé como mistura de diferentes cores. Está a perceber a dimensão do dilema?! Depois de uns 15 minutos a por e tirar a lente de cima dos óculos, lá nos decidimos por um degradé a começar em rosa e terminar em cinza escuro, o perfect match para os nossos FORA.

Agora sim a parte complicada tinha passado, tudo o resto é fácil e rápido e não necessita de qualquer intervenção da nossa parte. A forma em que a lente deve ser cortada é gravada numa máquina que irá cortar as lentes em bruto de forma a encaixarem de forma perfeita na lente que escolhemos. Após o corte as lentes são polidas e depois encaixadas nos óculos. É ainda possível graduar todas as lentes de sol, as de uma só cor, em 20 minutos.

Este serviço de personalização acresce entre €30 e €50 ao preço do modelo escolhido. Veja alguns dos modelos da FORA na galeria acima.

#delasfaz: um tratamento capilar inovador