Densidade, cor e costuras. Tudo o que precisa de saber para escolher os collants certos

pexels-yaroslav-shuraev-8087552
[Fotografia: Pexels/Yaroslav Shuraev]

Escolher as collants perfeitas pode ser uma verdadeira dor de cabeça, principalmente quando falamos em saber distinguir com precisão a densidade, a cor e as costuras.

A Delas.pt criou um guia prático para nunca errar na hora de escolher os collants.

O que significa DEN?

Se costuma comprar collants, com certeza já ouviu falar em DEN (denier). Trata-se de uma medida do sistema inglês utilizada para decifrar a espessura, opacidade e resistência do fio dos collants. Assim, quanto maior for o DEN, mais opacas as meias serão.

Quando falamos, por exemplo, de 70 DEN, estamos a falar de meias opacas, que são ótimas para usar com vestidos e saias no inverno, uma vez que as temperaturas são baixas.

Que cor escolher?

Dependendo das roupas com que pretende usar as meias-calças, as cores mais usuais são nude, castanho e preto. Para um aspeto mais natural, se tiver a pele clara, opte por umas collants nude. Se pretender um maior contraste, pode optar pelo castanho ou preto.

As costuras são diferentes?

A resposta é sim. Nem todos os collants têm as mesmas costuras, alguns, inclusive, não têm costura central nas costas, o que dificulta na hora de saber se está ou não a vestir do avesso.

As costuras estão relacionadas com o nível de invisibilidade dos collants. Se quiser usar vestidos justos ao corpo, o ideal é que opte por meias com menos costuras, por exemplo, uma vez que são mais impercetíveis.