Depilação com linha. Quatro cuidados essenciais a merecerem atenção

pexels-antoni-shkraba-5177995
[Fotografia: Antoni Shkraba/Pexels]

A depilação com linha é uma técnica muito antiga bastante conhecida nos países do Médio Oriente, sendo também conhecida como depilação egípcia. A técnica consiste em eliminar todos os pelos de qualquer região do corpo de forma eficaz, sendo que permite retirar os pelos mais finos e difíceis.

Apesar de poder ser utilizada em qualquer parte do corpo, é mais comum em zonas mais delicadas onde a pele é mais sensível, como as sobrancelhas, buço ou pelos que vão aparecendo ao redor do rosto.

Ao contrário da depilação a cera ou a laser – que vai danificando a pele consoante as vezes que é utilizada, como deixá-la mais flácida e com a possibilidade de ficar queimada – esta é feita com uma linha de algodão que permite uma maior higienização da pele, uma vez que não estão a ser utilizados produtos químicos para remover o pelo.

Esta técnica garante uma maior durabilidade que pode chegar às três ou quatro semanas, dependendo do crescimento do pelo.

Para além disso, esta técnica pode ser feita em casa. Tudo o que precisa é de um espelho, uma linha de algodão, pó de talco, para colocar antes de iniciar o processo, e creme hidratante, para aplicar após o processo.

Mas ainda assim existem quatro fatores para os quais deve estar previamente preparada antes de recorrer a este método.

Controle a vontade de usar a pinça: Para alcançar o resultado que tanto deseja, deve dar tempo para os pelos crescerem. Apesar de ser uma técnica boa para remover os pelos mais pequenos, deve ficar sem se depilar por um mínimo de duas semanas para que o pelo esteja em condições favoráveis à sua remoção. Se fizer isto, não vai correr o risco de ficar vermelha durante muito tempo e vai evitar que o pelo encrave, causando desconforto.

Esteja preparada para a vermelhidão: Ainda que seja uma técnica mais delicada que a depilação a cera, vai sempre ficar com a pele vermelha. Mas, ao invés de ser durante horas, essa vermelhidão vai ficar apenas durante cerca de 15 minutos. Opte por utilizar um creme de aloé vera ou uma compressa fria para acalmar a pele depois de remover os pelos. E não se esquece de hidratar a pele posteriormente.

Esteja preparada para a dor: Sendo a depilação com linha uma técnica muito mais eficaz que as outras, o facto de ser feita com mais precisão pode doer um pouco mais. A linha é torcida em forma de um oito e desliza sobre a pele para remover o pelo. Não sendo uma remoção tão rápida como a cera, vai ter a sensação que custa mais. Mas os resultados vão deixá-la bastante satisfeita.

Tenha atenção às lesões da pele: Se tiver acne, algum tipo de irritação na epiderme ou alguma alergia, não é recomendado fazer a depilação com linha. Pode correr o risco de rebentar alguma borbulha, causando desconforto e correndo o risco de a pele ficar infetada ou danificada.