Depois do recorde no rio Zêzere, Mayra Santos quer rodear a Madeira a nado

Mayra

A nadadora Mayra Santos assumiu esta terça-feira, 22 de junho, que “estava preparada” para ir até ao fim dos 45 quilómetros percorridos ao longo do Rio Zêzere, tornando-se na primeira mulher a concluir uma travessia numa só etapa num rio em Portugal.

“Foi muito bom. Eu disse que ia terminar, normalmente quando eu entro estou preparada para fazer até ao final”, disse à agência Lusa a nadadora de águas livres, de 42 anos, que percorreu na segunda-feira os 45 quilómetros em 15 horas, sem paragens.

Mayra Santos voltou a fazer história, após bater dois recordes mundiais de natação estática – feminino (24:00 horas), e masculino (30:00 horas) – no dia 06 de novembro de 2020.

Apesar de cumprida toda a prova com sucesso, a atleta brasileira natural de Minas Gerais, relembrou as dificuldades sentidas ao longo dos quilómetros 20 e 30, após o surgimento de uma “dor muito forte num ombro”, quando ainda tinha o dobro do percurso para fazer.

A nadadora mudou o tipo de braçada e tomou um analgésico, que “juntamente com trabalho psicológico aliviou um pouco a tensão”. Mayra Santos não esquece a aflição de uma “dor diferente, como se fosse uma lesão”, afirmando que chegou a temer um abandono precoce da prova.

A travessia, realizada na segunda-feira no Rio Zêzere, está incluída no plano de preparação da “maior aventura” da nadadora, que vive há 17 anos na Ilha da Madeira e que se propõem, em 2022, a dar a volta à ‘Pérola do Atlântico’, num total de 144 quilómetros em três dias e duas noites.

A agente imobiliária afirmou que a preparação ainda não está completa e que já tem planeado o novo “circuito de treino”.

“Em agosto, se tudo correr como planeado, vou fazer Porto Santo – Desertas – Madeira, ou seja, ligar as três ilhas, novamente sem paragens, um total de 90 quilómetros”, disse, enfatizando que não voltará a usar fato isotérmico e que terá que nadar durante a noite, porque o tempo estimado ronda as 30 horas.