Depressão e stress pós-traumático: terapeutas preveem aumento até 2021

pexels-engin-akyurt-4865747 (1) (1)
[Fotografia: Pexels]

Sabemos que este ano não tem sido fácil para ninguém. Com a chegada da Covid-19, a ansiedade e a desesperança tomaram conta da vida de muitas pessoas e têm agora um papel de destaque nos seus quotidianos.

A pandemia não trouxe apenas problemas físicos. Os efeitos psicológicos refletem-se sobre o público em geral, profissionais de saúde e sobreviventes ao vírus, que podem agora ter de lidar com stress pós-traumático.

Mas para além disso, em países como os Estados Unidos da América, a pandemia não é a única contribuinte para o fraco bem-estar mental da população. A turbulência política do país gerou angústia em muitos grupos marginalizados. Para a comunidade negra, a violência policial e o microscópio do racismo podem impactar negativamente a saúde mental.

Então, como vai estar a saúde mental das pessoas até o final do ano? Que desafios se vão enfrentar? Existem pontos positivos? Vários terapeutas revelaram ao site The Huffington Post a sua opinião.

O luto e a perda vão ser diferentes

Desde que o senso de normalidade foi derrubado pela Covid-19, as pessoas passaram por perdas e tristezas espantosas – mesmo que não reconheçam.

Não apenas de luto pelos entes queridos que morreram, mas também a perda de empregos, eventos especiais, planos de viagem e rotinas. Sima Kulshreshtha, terapeuta de saúde mental em Seattle, antecipa que o luto aumentará cada vez que os indivíduos encontrarem um aspeto das suas vidas que não pode parecer como antes da pandemia.

O stress vai aumentar à medida que alguns seguem as restrições e outros não

“Neste momento, as pessoas sabem o que fazer para ficarem seguras e estão a tomar decisões por si mesmas sobre os riscos que estão dispostas a correr”, disse Sima Kulshreshtha.

Mas ver quem não segue as diretrizes adequadas de saúde e segurança pode causar danos psicológicos. Por exemplo, observar a família e os amigos a agir de maneira insegura pode provocar stress no indivíduo. Pode haver conflito sobre o que é seguro quando se trata de reuniões sociais ou familiares.

As pessoas podem ficar ainda mais esgotadas

Ashley Ertel, terapeuta na empresa Talkspace, revela que está preocupada com o bem-estar dos profissionais de saúde, que podem estar exaustos devido às exigências dos seus empregos. A especialista disse que eles provavelmente estão a sacrificar o tempo de inatividade, relacionamentos ou outras partes das suas vidas para lutar contra o novo Coronavírus.

Aqueles com filhos em idade escolar também enfrentam um fator extra. Christina Hong Huber, residente de psicologia de pós-doutoramento e terapeuta do Instituto de Terapia Comportamental de Arlington, está preocupada com o stress que os pais carregam por terem de monitorizar os seus filhos durante o trabalho.

Os alunos também podem enfrentar uma tempestade emocional única

Akeera Peterkin, assistente social clínica e proprietária da empresa Amani Nia Therapeutic Services, preocupa-se com a falta de socialização dos jovens adultos. A socialização auxilia no crescimento e na realização da identidade e é uma forma dos jovens controlarem o stress.

A falta de saídas ou recursos adequados para estar perto dos amigos pode prejudicar o seu crescimento emocional.

As taxas de depressão podem aumentar

Vivenciar dificuldades contínuas e prolongadas – como o que está a acontecer com a pandemia – pode aumentar o risco de uma pessoa entrar em depressão.

“Ter rotinas interrompidas, ficar preso em casa e ter menos distrações levou a uma maior atenção sobre pensamentos e sentimentos negativos”, disse Christina Hong Huber. “A sensação de isolamento pode contribuir para um aumento dos sintomas depressivos e ansiosos, e o retraimento social associado pode manter esta angústia.”

A ansiedade provavelmente vai aumentar

Muitas pessoas sentem extrema ansiedade devido à imprevisibilidade deste ano, medo da Covid-19, injustiça social, falta de liderança e muito mais. É provável que isso continue pelo resto de 2020, disse Akeera Peterkin.

A especialista está particularmente preocupada com os últimos meses de 2020, já que os feriados podem trazer mais ansiedade em relação a reuniões familiares e dar presentes, especialmente se as pessoas perderam os seus empregos.

Os meses mais frios podem contribuir para as lutas de saúde mental

“Para alguns, o clima extremo pode agravar as dificuldades de saúde mental e contribuir para uma sensação de tristeza”, referiu Christina Hong Huber.

A cada ano, conforme o clima muda com a chegada do outono e do inverno, pelo menos 5% dos americanos apresentam transtorno afetivo sazonal e aproximadamente 14% apresentam uma tristeza mais amena no inverno. Uma diminuição na socialização das pessoas ao ar livre, que é uma das formas pelas quais as pessoas estão a lidar com a pandemia, pode piorar o problema.

Algumas pessoas podem desenvolver stress pós-traumático

Estar rodeado por traumas constantes coloca as pessoas em maior risco de problemas de saúde mental, revelou Ashley Ertel. “Para algumas pessoas, isso pode evoluir para um transtorno de stress agudo ou até mesmo PTSD”, acrescentou.

Isso é especialmente verdadeiro para aqueles que trabalham na área médica e estão a lutar contra a Covid-19. Mas também é um risco para muitas pessoas que sobreviveram à pandemia.

O retorno de alguma certeza pode ajudar

“Agora que estamos a perceber que as vacinas não vão estar prontas até ao próximo ano e o vírus estará por aí pelo menos até o ano que vem, há um pouco mais de certeza que nos permite sentir um pouco mais preparados para a segunda metade do o ano“, explicou Christina Hong Huber.

Para além disso, sabemos o que esperar quando se trata de possíveis quarentenas e o que precisamos de fazer para nos mantermos o mais saudáveis ​​possível.

Mais pessoas vão usar a terapia para melhorar o seu bem-estar

Ao longo do ano, “as pessoas mais privilegiadas financeira e socialmente tiveram mais tempo, motivação e compromisso para usar este período para trabalhar consigo mesmas, com as suas famílias e parceiros“, referiu Christina Hong Huber.

Mais indivíduos e casais têm frequentado a terapia regularmente para aprender como lidar com problemas de saúde mental, e isso provavelmente continuará.

Akeera Peterkin disse que a resiliência também será fundamental para resultados positivos de saúde mental. A terapia e outros recursos profissionais podem ajudar nisso.