Deputadas da Guiné-Bissau querem mais mulheres na política

shutterstock_675989953

A Rede de Mulheres Parlamentares da Guiné-Bissau está a realizar desde esta quarta-feira, 30 de agosto, e até amanhã, 31, uma ação para sensibilizar as mulheres guineenses para participarem na política e concorrerem aos cargos de decisão.

“O objetivo é dar a conhecer às mulheres os direitos que têm, a legislação existente e o que ainda há por fazer”, afirmou Susie Barbosa, deputada do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) e presidente da Rede de Mulheres Parlamentares do país.

Suzie Barbosa [Fotografia: Linkedin]
A sensibilização para a participação política da mulher vai decorrer em Bafatá, leste do país, no âmbito de um seminário dedicado ao tema “Apoio à Participação das Mulheres na Política e no Diálogo Inclusivo” apoiado pela Unidade do Género do Gabinete Integrado da ONU para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau (UNIOGBIS).

Tentamos despertar o interesse das mulheres para participarem na política para que sejam elas a concorrerem aos cargos de decisão e vão participar no encontro mulheres de partidos políticos, sociedade civil e empresárias”, disse aquela responsável à agência Lusa, salientando que o seminário deverá depois ser feito em outros locais do interior da Guiné-Bissau.

Sublinhando que o papel político da mulher guineense no passado era mais ativo, a deputada Susie Barbosa destacou que atualmente as mulheres representam apenas 10% dos cargos no Governo e no parlamento e 25% dos funcionários públicos. Mais de metade dos cerca de 1,5 milhões de habitantes da Guiné-Bissau são mulheres.

Imagem de destaque: Shutterstock