Desafios climáticos em exposição no Central Tejo pela mão de Carolina Piteira

Carolina Piteira
[Fotografia: Carolina Piteira /Instagram]

Uma exposição com obras da artista Carolina Piteira, que cruza as energias do vento, sol e da água com o tempo, enquadrada no atual desafio das alterações climáticas, é inaugurada a 12 de janeiro na Central Tejo, em Lisboa.

O Tempo sem Tempo é o título desta exposição composta por 22 peças, que ficará patente até 31 de janeiro, materializando em peças de arte a importância da resposta da sociedade à urgência climática, indica um comunicado da Fundação EDP sobre a mostra.

Para criar as peças, Carolina Piteira recorreu a várias técnicas e materiais reaproveitados, entre os quais um ‘kite’ de Francisco Lufinha, o navegador português que acaba de completar uma viagem de Portugal até às Caraíbas, sozinho, num barco movido apenas por energias renováveis, no âmbito da EDP Atlantic Mission.

“Estamos sem tempo para agir, por nós, pelas nossas crianças e pelas próximas gerações. Por isso, espero, com esta exposição, sensibilizar as pessoas para o tema da urgência climática e, se possível, contribuir para uma mudança de comportamentos positiva”, salienta a artista, citada no comunicado, sobre a importância da temática que aborda nas peças.

Carolina Piteira iniciou a licenciatura em Pintura em Portugal, na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, em 2008, e ingressou no Programa de Intercâmbio Erasmus na University of East London, onde recebeu o Prémio Limehouse Arts Foundation Studio.

No seu percurso artístico, participou em exposições coletivas e individuais em Londres, Paris, Roma, Atenas, Madrid e Lisboa, entre as quais uma mostra no âmbito da Bienal de Arte de Veneza 2019.

Em 2020, no início da pandemia, a artista organizou um leilão de arte solidário para apoiar o Serviço Nacional de Saúde com material hospitalar, tendo angariado oito mil euros para os hospitais nacionais.

Foi nomeada em 2014 pelo Ministério da Economia de Portugal embaixadora do programa “Portugal sou Eu”, para representar e apoiar o mercado português como artista emergente no estrangeiro.